Web Intents: projeto de associação de arquivos e ações para aplicações web

Google e Mozilla trabalham num sistema de relacionamento para aplicações web similar ao que há nos desktops e smartphones: a capacidade de responder e executar ações com alguns tipos de arquivos, normalmente conhecida como “associação de arquivos”. Chega então o Web Intents.

Num desktop quando você clica num .txt, abre-se o editor ou visualizador de textos. Em vez de abri-lo é possível programar outras ações no menu de contexto da maioria dos sistemas. Por exemplo, para fotos, é possível editá-las e depois enviá-las para algum serviço ou programa de visualização diferente. Nos navegadores isso deverá funcionar para as aplicações web, com trabalho inicial da Mozilla e Google. Para a Google isso é interessante especialmente com seu Chrome OS, já que as “aplicações” rodam também no Chrome.

O sistema está em desenvolvimento. Os grupos tentam unificar seus rascunhos em busca de uma API universal, que possa funcionar em qualquer navegador um dia. Há exemplos nesta página, com instruções para desenvolvedores no site webintents.org.

A implementação da Mozilla é um pouco diferente, mas serve para a mesma coisa. Um editor de fotos online pode receber uma foto de um serviço, editá-la (no navegador) e entregar a foto pronta ao mesmo, ou a outro serviço. O vídeo da Mozilla ilustra bem o conceito:

Como se vê, o sistema também pode lidar com URLs. Se o usuário tiver uma aplicação web “instalada” no navegador, os links do site responsável pela mesma podem ser abertos direto na aplicação em vez de uma nova aba como página comum.

As aplicações web provavelmente não irão substituir as desktop em todos os tipos de uso tão cedo, mas é interessante ver que elas vão sendo adaptadas a uma realidade cada vez mais presente.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X