6 novidades que chegaram com o iOS 16

6 novidades que chegaram com o iOS 16

O novo iOS 16 já está disponível para todo mundo que tem um aparelho compatível e trouxe diversas mudanças interessantes e novidades, principalmente para o iPhone. O grande destaque vai para a nova Tela Bloqueada.

Por isso, hoje vamos destacar 6 dessas novidades, mostrando um pouco do que muda para quem atualiza seus aparelhos. Confira.

Leia também:

iOS 16 consegue identificar AirPods falsos
iOs 16 é liberado: veja quais iPhones irão receber a atualização

Chegada do iOS 16

Se você tem um iPhone ou um iPad compatível, certamente já deve ter recebido um aviso para atualizar para o iOS 16. Ele é a mais nova versão do sistema operacional da Apple e traz várias novidades que muitos usuários ainda nem descobriram. Por isso, hoje vamos destacar algumas delas que podem fazer diferença no seu dia a dia.

1. Tela Bloqueada

Tela Bloqueada

Sem dúvidas, uma das maiores novidades com a chegada do iOS 16 é a nova Tela Bloqueada, que traz mudanças significativas para esse recurso. Na verdade, a nova versão do sistema operacional muda totalmente a tela bloqueada, começando por colocar as notificações na parte de baixo da tela e não de cima, liberando assim espaço para mais informações.

Pela primeira vez o iOS permite que widgets possam ser adicionados nessa parte da tela, ou seja, é possível ter acesso a informações como a previsão de tempo, compromissos no calendário, e até o nível de bateria do iPhone, tudo sem precisar ter que desbloquear a tela para isso.

Outro detalhe interessante é que o iOS 16 traz a possibilidade de uma personalização maior dessa Tela Bloqueada. Com isso, o usuário pode escolher detalhes como a fonte e a cor que deseja usar para as informações de hora e data, e até mesmo adicionar alguns efeitos sutis de profundidade para que os itens da tela bloqueada se destaquem mais. Também é possível escolher qual parte de uma imagem aparecerá.

E para quem gosta do modo Foco, a boa notícia é que ele também é compatível para ser usado na Tela Bloqueada, permitindo que você possa configurar vários tipos de telas diferentes a depender de onde está ou o que está fazendo, como por exemplo uma para o trabalho com o mínimo de distrações.

O novo iOS também trouxe uma solução para aqueles aplicativos que enviam várias notificações todos os dias. Agora eles são organizados no Live Activities, que mostra apenas um widget de notificações que é atualizado automaticamente mostrando uma por uma.

2. Melhorias para o aplicativo de mensagens

ios 16

O iOS 16 também trouxe algumas novidades para um dos aplicativos mais usados pelos usuários de um iPhone, o aplicativo Mensagens. Uma delas é a possibilidade de apagar mensagens já enviadas de forma simples e prática, basta pressionar o dedo em cima da mensagem por alguns segundos e escolher a opção Apagar. É um recurso simples, mas muito importante naqueles momentos de distração.

Só dá para apagar até 2 minutos depois de enviar a mensagem, e ela só será apagada caso o destinatário também já esteja usando o iOS 16.

Além de poder apagar essas mensagens, também será possível editá-las, mesmo depois de já ter enviado para o destinatário. Caso tenha algum erro de digitação ou palavra que foi errada, é só pressionar a mensagem e uma das opções é de editar. Vale lembrar que quando uma mensagem é editada, ela é sinalizada com um aviso que fica embaixo da mensagem.

Outro recurso esperado que chega com o iOS 16 para o aplicativo Messages é a possibilidade de marcar um chat como “não lido”. Caso alguém te mande uma mensagem e você leia mas não possa responder naquele momento, esse recurso ajuda a marcar a conversa como não lida, assim você não vai esquecer de responder depois quando puder.

Por fim, o aplicativo agora é compatível com o SharePlay, assim dá para começar uma sessão dentro do mensageiro com os amigos para assistir a vídeos juntos.

3. Melhorias para digitação por voz e textos em vídeos

ios 16

Digitação por voz é quando, ao invés de digitar manualmente no teclado do iPhone, o usuário apenas dita em voz alta e o aparelho faz essa digitação automaticamente para a tela, transformando a voz em texto. Esse é um recurso bastante utilizado por muitos usuários do iPhone, e por isso o iOS 16 traz melhorias significativas para ele.

Agora, além de reconhecer pontuações como vírgula e ponto e os emojis, enquanto o usuário estiver ditando o texto, o teclado digital vai permanecer na tela. Isso facilitará o acesso a algumas ações como, por exemplo, colocar uma letra em maiúsculo. Além disso, o processamento de linguagem é feito no próprio dispositivo, então garante a segurança de que o que o usuário está ditando acabe indo para um server qualquer.

O iOS 16 também traz melhorias para o Texto ao Vivo. Agora é possível pausar um vídeo em qualquer momento e procurar por textos neles. Por exemplo, se for alguém dando uma aula em um quadro negro, dá para pausar e copiar todo o conteúdo do quadro negro rapidamente. Ao pausar o vídeo é só acionar a habilidade e, além de copiar, ainda dá para traduzir ou converter unidades, moedas, entre outros.

O Visual Lookup também ganhou melhorias, e embora ele não esteja completamente disponível aqui no Brasil, uma dessas novidades está. É a possibilidade de recortar um sujeito de uma foto e colar em outro aplicativo. Ou seja, é possível pegar uma foto de alguém, selecionar apenas a pessoa e colar em outro aplicativo com o de Mensagens com o fundo branco.

4. Controle Parental melhorado

ios 16

O controle parental é um recurso muito útil para quem tem filhos pequenos, e está se tornando ainda mas abrangente com o iOS 16. A nova versão do sistema traz mais capacidades, como a de fazer um perfil diferente para cada criança e ativar as restrições apropriadas cada idade a partir de outro aparelho.

Dessa forma, os pais poderão ter acesso e controle de vários itens dos aparelhos dos filhos, como ebooks, filmes, programas e aplicativos que eles têm permissão para acessar. Além disso, também será possível adicionar mais alguns minutos de tela caso o limite tenha encerrado para os pequenos e os pais queiram dar uma colherzinha de chá (“só mais 10 minutinhos!”). Essa adição de minutos pode ser feita através do aplicativo de Mensagens.

O Family Checklist também chega para ajudar a manter o controle por mais tempo, lembrando de revisar as restrições do controle parental com o passar do tempo, dessa forma os pais podem lembrar de liberar algumas coisas à medida que os filhos vão crescendo.

5. Facilidade ao compartilhar fotos

ios 16

Compartilhar fotos com a família também se tornou ainda mais fácil com o iOS 16. Agora, ao invés de ter que ficar compartilhando imagem por imagem ou álbum por álbum, ele vai permitir a criação de uma Biblioteca de Fotos Compartilhadas no iCloud. Dessa forma você pode adicionar seus familiares.

Assim que a biblioteca for configurada, será possível selecionar fotos da galeria para enviar direto pra lá ou até mesmo receber sugestões a partir do reconhecimento dos rostos de pessoas que estão na foto.

Todos os membros que participam da Biblioteca Compartilhada podem enviar fotos e têm permissão para editar, favoritar e até mesmo apagar imagens. Nesse caso, as mudanças servem para todos, então se alguém apagar uma foto, vai apagar para todos.

 

O iOS 16 também permite que o usuário possa ativar uma opção de enviar fotos tiradas automaticamente para a Biblioteca Compartilhada. Se o usuário está em uma viagem, por exemplo, ele pode ativar essa opção, assim todas as fotos clicadas irão direto para lá e todos os familiares poderão ver. Essa opção pode ser ativada como padrão ou dá para escolher uma opção onde ela é ativada automaticamente quando o usuário está na mesma área que os outros membros da família.

 

O aplicativo Photos também ganhou a função de Duplicatas, que rapidamente procura por fotos que estejam duplicadas no smartphone. É possível unir essas fotos, assim economizar espaço de armazenamento.

6. Volta da porcentagem da bateria

ios 16

Embora possa parecer algo bobo, acaba sendo uma grande novidade para muitos. O lançamento do iOS 16 trouxe de volta as informações sobre a porcentagem da bateria sempre a mostra. Dessa forma, é possível ficar de olho no nível de carga e programar uma recarga no momento certo.

A barra de status da bateria sempre a mostra foi removida depois do lançamento do iPhone X por causa do notch, já que ele ocupava muito espaço e forçou a empresa a tirar algumas informações, sendo essa uma delas. Assim, para ver o nível de bateria, o usuário precisava arrastar a tela para baixo e abrir o Centro de Controle.

No iOS 16, entretanto, já dá para configurar para que essa informação fique sempre a mostra, independente se o usuário está usando um aplicativo ou na tela principal. Para isso é só ir em Ajustes, depois em Bateria e tocar na opção Chave de Porcentagem de Bateria para ativá-la. O nível da bateria fica dentro do ícone, e ele tem a cor branca até que chegue em 20%, que passa a ter uma cor vermelha para chamar mais atenção.

Aparelhos compatíveis

Para saber se o seu aparelho é ou não compatível com a atualização, confira a lista abaixo:

  • iPhone 13, 13 mini, 13 Pro e 13 Pro Max – Processador A15
  • iPhone 12, 12 mini, 12 Pro e 12 Pro Max – Processador A14
  • iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max – Processador A13
  • iPhone XR, XS e XS Max – Processador A12
  • iPhone X – Processador A11
  • iPhone 8 e 8 Plus – Processador A11
  • iPhone SE (2ª geração) – Processador A13
  • iPhone SE (3ª geração) – Processador A15

 

  • iPad Air 5 – Processador M1
  • iPad Air 4 – Processador A14
  • iPad Air 3 – Processador A13
  • iPad mini (6ª geração) – Processador A15
  • iPad mini (5ª geração) – Processador A12
  • iPad Pro (5ª geração) – Processador M1
  • iPad Pro (4ª geração) – Processador A12Z
  • iPad Pro (3ª geração) – Processador A12X
  • iPad Pro (2ª geração) – Processador A10X
  • iPad Pro (1ª geração) – Processador A9X
  • iPad 9 – Processador A13
  • iPad 8 – Processador A12
  • iPad 7 – Processador A10
  • iPad 6 – Processador A10
  • iPad 5 – Processador A9

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X