OPINIÃO: Queen Rock Montreal, remasterizado em 4K, é uma das melhores coisas que já apareceram em um serviço de streaming

OPINIÃO: Queen Rock Montreal, remasterizado em 4K, é uma das melhores coisas que já apareceram em um serviço de streaming

Chegou ontem (15) ao catálogo do Disney+ uma apresentação icônica, de uma banda que definitivamente era uma referência em termos de concertos. O show Rock Montreal do Queen é obrigatório, não somente para os amantes de rock e música em geral, mas também para você ter contato com uma remasterização em 4K/HDR digna de nota, restaurado em IMAX pela OnSight.

Como é possível alcançar tal qualidade?

Em 2022, publiquei um artigo aqui no site em que expliquei como é possível, do ponto de vista tecnológico, um filme antiquíssimo, como Poderoso Chefão, lançado em 1972, ser relançado de forma remasterizada, alcançando até mesmo a resolução 4K.

Provavelmente, muitos assinantes do Disney+, que irão se deparar com essa apresentação do Queen, ficarão incrédulos e sem saber como um show captado em 1981, mais precisamente em novembro daquele ano, usando imagens de dois dias diferentes (24 e 25 de novembro), pode ter tamanha qualidade. O princípio segue o mesmo que comentei no artigo. Diversas produções ao longo da história foram captadas em película de filme. Os famosos filmes fotográficos.

Utilizando scanners especiais, é possível digitalizar essas películas, transpondo uma produção captada de maneira analógica para um contexto digital, alcançando altíssimas resoluções, como o 4K, caso, por exemplo, dessa nova remasterização do show Queen Rock Montreal.

Sanner de película de filme

Pura maestria!

Aliás, essa apresentação foi a primeira vez que uma banda utilizou película de 35mm para captar um show inteiro. Passando para o digital, é possível chegar até mesmo na resolução 8K a partir de um negativo nessa bitola. Produções captadas em películas de 70mm é possível ir além, chegando na resolução 18K, aproximadamente 18 milhões de pixels!

A remasterização de Rock Montreal em 4K faz jus a uma banda recheada de hits, e que estava voando baixo nos anos 80 em termos de apresentações.

Esse show aconteceu 4 anos antes daquele momento taxado por muitos como o melhor desempenho em todos os tempos de uma banda em cima do palco, a apresentação de pouco mais de 20 minutos de Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e Jon Deacon durante o Live AID, em 1985. A versão em mídia física desse show inclui um segundo disco com uma remasterização em HD da apresentação no Live AID.

Quen durante o Live AID, no dia 13 de julho de 1985

Em janeiro daquele ano, alguns meses antes do Live AID, outro momento do Queen ao vivo que é constantemente revisitado. O show na primeira edição do Rock in Rio, no Rio de Janeiro, com direito ao inesquecível coro da multidão presente durante a canção Love Of My Life.

Um novo tratamento

Além da imagem, a remasterização do Rock Montreal também impressiona no quesito áudio. Recebendo suporte a Dolby Atmos, e também ao DTS:X IMAX-Enhanced, disponível em certos dispositivos, como alguns receivers da Denon e Marantz, TVs LG, entre outros dispositivos. 

A OnSight, responsável por todo o processo de remasterização, explica em seu site que a maior parte do trabalho neste conteúdo foi realizado em 2020, em meio a pandemia da COVID-19. O diretor Silver Saut auxiliou nas correções preliminares e na digitalização 4K, a partir da película de 35mm. Foi necessário uma extensa restauração antes que os trabalhos de acabamento e melhorias pudessem ser iniciados.

Freedie Mercury e Brian May

“Após a redução da granulação e o processamento da imagem, um novo color grading foi aplicado pelo colorista sênior Andy Lee, remasterizando digitalmente a aparência do filme no mais alto padrão possível para uma experiência em IMAX.  Trabalhando em conjunto com IMAX, a OnSight otimizou para esse formato e entregou o filme para ajustes adicionais usando ferramentas proprietárias do IMAX para o aprimoramento de imagem, incluindo o processo IMAX DMR (Digital Media Remastering)”, completa a OnSign.

Todo o processo foi feito pensando na experiência IMAX nas telonas do cinema. Em janeiro, cerca de 400 salas de cinema em todo o mundo, incluindo o Brasil, receberam essa versão remasterizada em IMAX do concerto. E agora, para o streaming, temos a chancela IMAX Enhanced no Disney+.

Imerso em um caminhão de hits

A imerssão proporcionada por essa remasterização consegue colocar o telespectador ali, no Montreal Forum, curtindo Freddie Mercury e companhia desfilando clássicos como Bohemian Rhapsody, Somebody To Love, Another One Bites The Dust, entre tantas outras. Foi primoroso assistir a interpretação vigorosa de Mercury em “Save Me” nessa qualidade, enquanto observava Brian May tocando o piano em alguns momentos da canção.

“Montreal é uma das nossas cidades favoritas, há um grande público lá, muito cheio de energia, relembrou o guitarrista Bria May. Já tocamos neste local em particular, The Forum, vãrias vezes anes, e estava sempre cheio de pessoas realmente entusiasmadas, devolvendo-nos muita energia”, completa.

Por mais que você já tenha assistido a esse show quando ele recebeu sua primeira remasterização, em 2007, na resolução Full HD, vale a pena assistir agora em 4K e dar um up no contato com esse show esplêndido.

É um retrato em altíssima qualidade de uma banda que dominava o palco como poucas!

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X