Tudo o que você precisa saber sobre o formato de vídeo ProRes do iPhone

Tudo o que você precisa saber sobre o formato de vídeo ProRes do iPhone

O formato de vídeo ProRes foi uma das novidades anunciadas pela Apple no lançamento do iPhone 13 Pro e Pro Max. O novo formato promete vídeos com mais qualidade gravados direto da câmera do iPhone.

Além disso, o ProRes também é bem atrativo para editores de vídeo que usam o ecossistema da Maçã. Nos próximos parágrafos explicarei em detalhes tudo o que você precisa saber sobre o ProRes: formatos, dispositivos compatíveis, prós e contras, dentre outras informações.

Leia também
15 anos do iPhone: curiosidades sobre o primeiro modelo
Melhores editores de vídeo para iPhone

O que é ProRes?

ProRes
ProRes é um codec pensado para edição de vídeos

Na verdade, o ProRes é um codec de vídeo, assim como o H.264 e H.265. Porém, este é um codec proprietário, criado pela Apple em 2007. Nas palavras da própria empresa, o ProRes traz um “desempenho de edição multistream e em tempo real”. Em outras palavras, esse é um codec pensado para edição.

A grande sacada do ProRes é diminuir o nível de compressão utilizado no vídeo filmado com a câmera do iPhone. Dessa forma, o usuário acaba com um arquivo de alta qualidade, mas que será rapidamente codificado e decodificado pelos softwares de edição. Os mais usados são o Final Cut Pro (da Apple), Adobe Premiere Pro e DaVinci Resolve.

Os frames dos vídeos em ProRes não possuem relação com os demais frames do vídeo. Isso significa que você pode tratar cada frame individualmente, como se fosse uma foto em RAW. Isso significa que o editor terá muito mais liberdade e flexibilidade para editar os vídeos do jeito que ele quiser. Além disso, o formato suporta até mesmo a resolução 4K.

Qual a diferença para o H.264 e H.265?

ProRes vs H.264

Os codecs H.264 e H.265 são os mais usados no mundo (especialmente o primeiro). Isso se deve a um motivo bem simples: facilidade de compartilhamento. O codec H.264 possui compatibilidade com uma infinidade de dispositivos. Portanto, trabalhar com esse codec é garantia de que você não terá dor de cabeça na hora de exportar o vídeo para qualquer plataforma.

Em compensação, o H.264 aplica uma compactação gigantesca no arquivo. Dessa forma você perde qualidade de imagem e também fica um pouco mais limitado na hora de editar.

O Apple ProRes chega para solucionar esse problema. Por não ser tão comprimido, os vídeos gravados em ProRes têm mais qualidade. Porém, eles ocupam mais espaço e não são compatíveis com todos os dispositivos.

Formatos do Apple ProRes

ProRes

Ao contrário do que você pode pensar, o codec Apple ProRes é composto por seis formatos diferentes. Cada um com seu objetivo diferente, como tamanho da compactação e a configuração da fonte de imagem. Abaixo explico sobre todos os formatos e as suas características:

  • ProRes 4444 XQ: é a versão de mais alta qualidade do codec. Ideal para editar imagens obtidas de fontes de imagem 4:4:4:4 (incluindo canais alfa). Possui uma taxa de dados de 500 Mb/s para preservar os detalhes de imagens em HDR.
  • ProRes 4444: é também compatível com fontes de imagem 4:4:4:4 (incluindo canais alfa). Também oferece alta qualidade de imagem, mas com uma taxa de dados de 330 Mb/s.
  • ProRes 422 HQ: preserva a mesma qualidade de imagem do ProRes 4444, mas foi feito para fontes de imagem 4:2:2. Possui uma taxa de dados de 220 Mb/s.
  • ProRes 422: traz um maior nível de compactação, reduzindo a taxa de dados para 147 Mb/s. Mesmo assim ele mantém a alta qualidade da imagem e quase todos os benefícios do ProRes 422 HQ. É ideal para edições multistream em tempo real.
  • ProRes 422 LT: possui uma compactação bem elevada, gerando arquivos 30% menores e com taxa de dados de 102 Mb/s. Ideal para ilhas de edição onde a capacidade de armazenamento e a taxa de dados são premium.
  • ProRes 422 Proxy: este é o formato mais compactado do Apple ProRes, oferecendo uma taxa de dados de apenas 45 Mb/s. Ideal para fluxos de trabalho offline que não exigem altas taxas de dados mas vídeos com alta qualidade de imagem.

Importante ressaltar que as taxas de dados mencionadas acima são para vídeos em Full HD (1920 x 1080 pixels) e com taxa de quadros de 29,97 FPS.

Quais dispositivos são compatíveis?

Para filmagem, apenas o iPhone 13 Pro e o iPhone 13 Pro Max são capazes de gravar em ProRes. Ainda assim, o recurso não vem ativado por padrão.

Para habilitar a gravação em ProRes, é preciso acessar as configurações da câmera no aplicativo “Ajustes” do iOS. entre na subseção “Formatos” e habilite a opção “Apple ProRes”.

Depois disso é só abrir o aplicativo de câmera, selecionar a opção para gravar vídeos e depois tocar em “ProRes”. Assim o vídeo já será gravado neste formato de maior qualidade. No entanto, é preciso ressaltar que o ProRes não é compatível com o modo cinema, câmera lenta ou time-lapse.

Em quais dispositivos posso editar os arquivos?

Se por um lado a gravação de vídeos em ProRes está restrita a dois modelos de iPhone, por outro um leque um pouco maior de dispositivos pode ser usado para edição. Abaixo você confere uma lista dos dispositivos capazes de reproduzir e editar vídeos em proRes:

  • Mac: computadores com Mac OS X 10.6 e posterior;
  • iPad Pro: de 12,9 polegadas (a partir da 3ª geração) e de 11 polegadas;
  • iPad Air: a partir da quinta geração;
  • iPad Mini: a partir da sexta geração;
  • iPhone: toda a linha iPhone 13.

Os vídeos em ProRes podem ser editados em qualquer software que suporte o formato, como os já citados Adobe Premiere e DaVinci Resolve. Mas, para ficar no ecossistema Apple, há também os aplicativos Fotos, iMovie e Final Cut Pro.

Vale a pena usar o ProRes?

Apple ProRes

A resposta é: depende. Se você quer gravar vídeos com mais qualidade e sem tantas perdas, além de ter mais flexibilidade na hora de editar, o Apple ProRes pode ser a solução.

Entretanto, é necessário ter todo o ecossistema da Apple para que você tenha um bom fluxo de trabalho. Como expliquei neste artigo, apenas dispositivos da Maçã conseguem reproduzir e editar esse tipo de arquivo. Se você usa um processador com Windows, por exemplo, pode esquecer.

Além disso, os arquivos em ProRes ocupam bastante espaço. Para você ter ideia, um minuto de um vídeo em ProRes com HDR de 10 bits ocupa cerca de 1,7 GB na memória. Se você filmar em 4K esse valor salta para 6 GB! Portanto, é preciso ter também aparelhos com grande capacidade de armazenamento.

Se você atende a todos esses requisitos em sua estação de trabalho, aí sim vale a pena gravar vídeos com o Apple ProRes. Mesmo assim, é bom ter bom senso. Não vá sair gravando qualquer coisa em ProRes. O espaço de armazenamento do seu iPhone agradece.

Fontes de pesquisa: Apple (PDF); Página de suporte da Apple e Cnet

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X