Logo Hardware.com.br
FireMax
FireMax Veterano Registrado
1.2K Mensagens 2 Curtidas
#2 Por FireMax
19/10/2005 - 00:27
Acho que não tem nenhum problema em responder isso.... big_green.png

TAGs UTILIZADAS, EM FILMES, GAMES...


WS - Widescreen (letterbox)
FS - Fullscreen


- BIN / CUE

Bin e Cue são dois arquivos pertencentes à uma imagem de CD-R/RW ou DVD. Alguns releases de SVCD E VCD são lançados nas imagens dos próprios CDs. Para abri-lo você pode usar tanto o Daemons tools (note que não nescessita da Cue para fazê-lo se você alterar para mostrar todos os arquivos, ele abrirá às a BIN) ou queimá-lo com o Nero ou CDRWin. Aconselha-se o CDRWin, por ser o programa que cria esse tipo de imagem.


- CAM

Com uma câmera de vídeo digital (DV - Digital Vídeo), os grupos gravam a tela do cinema, normalmente na pré-estréia. Lógico que a qualidade não fica nunca com a qualidade de um DVD. Mas esse meio é pra quem quer Novidade / Lançamento antes de todo mundo, as vezes antes mesmo de entrar para o cinema você já poderá ter-lo em seu PC.


- DivX / XviD

Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressco MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o MPEG-4 de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX você poderá assistir os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu PC. XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.


- DivX Rec-Enc

Um DivX re-enc-enc é uma transformação de sua fonte original, por exemplo VCD, e re-codificada para DivX. O objetivo é diminuir o tamanho original do arquivo, para outro bem menor. Encontrado geralmente em partes, como Film.Name.Group(1of2) etc... Lógico, que a qualidade do filme diminui também.


- DVDRip

Uma cópia exata do DVD final liberado (aquele encontrado em lojas). Algumas vezes pode ser versão do diretor, o que é raro, mas é o mesmo do DVD comercializado.


- DVDScr "DVD-Screener"

A qualidade é idêntica de um DVD comum, porém existe algum tipo de material informativo, em forma de texto passando pela tela, ou aparecendo por um determinado tempo, ou até mesmo deixando o filme em preto e branco. Por isso significa que o DVD não é comercial, o DVD comprado em lojas. Ele é para divulgação, distribuídos antes do lançamento, normalmente para jornalistas e imprensa. Pré-lançamento!


- Dupe

O DUPE é uma cópia de algo que já existe. Então não tem nenhuma razão para que exista outra vez.


- Internal

Um release interno é feito por diversas razões. Os grupos clássicos de DVD fazem muitos releases do tipo INTERNAL. As ripagens do cinema tem uma qualidade mais baixa, então usam o INTERNAL para não baixar a reputaão do grupo, ou devido à quantidade de ripagem já existentes. O grupo libera somente os filmes a seus membros. Isto está em a contexto diferente à definião usual.


- Limited

Se o filme teve algum tipo de limitação e o grupo consegue acesso a isso.


- Macrovision

Macrovision é a proteção de cópia empregado em a maioria de DVDs.


- NFO

Um arquivo de NFO é fornecida com cada filme ou jogo para promover o grupo e dar informaão geral sobre o release, tal como o formato, a fonte, o tamanho, entre diversas informaões. NFO = Informações


- NTSC / PAL

NTSC e o PAL são os dois padrões principais usados através do mundo. NTSC tem um frame mais elevado do que o PAL (29fps comparado a 25fps), mas o PAL tem um definião de melhor qualidade. Os dois tipo de padrões podem ter variaões, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA o NTSC, para TVs, vídeos-cassete, DVDs.


- Nuke

Um rip pode ser "NUKADA", banida por diversas razões. Se o grupo lançar como TeleSyncs, por exemplo, e não tem nada de "TeleSyncs", ou o filme tem uma diferença na qualidade do áudio, outro exemplo, a partir de X minutos de filme. Então o nuke global ocorrerá e o grupo perderá seus créditos. Verifique sempre antes os releases para não pegar algo que foi banido, por má qualidade por exemplo.


- Nuke Reasons

BAD A/R - Relação de aspecto, distorção do filme.
BAD IVTC - Processo de inversão telecine, conversão de framerates está incorreto.
INTERLACED - Linhas pretas no movimento como a ordem do campo estão incorretas.


- Proper

Significa que o primeiro lançamento possuía alguma forma de defeito, som fora de sincronia, baixa qualidade, tela pequena, etc... Então outro grupo lança novamente o mesmo filmes corrigindo o defeito.


- RARset

Todos os filmes são fornecidos divididos em partes de 15000000 bytes compactados com o WinRAR, ou outro software de compactação, mas o WinRAR geralmente lê todos os formatos. Isso ocorre para facilitar a tranferência via ftp, pois se ao tranferir 700 MB de dados em algum momento o arquivo se corromper, você terá perdido um bom tempo de download. Usa-se (part01.rar > partxx.rar); (.rar > rxx) ou (001 > xxx)


- Regional Coding

Regiões dos DVDs (região 1,2,3,4,...) de acordo com a distribuição de países.


- RePack

Se um grupo liberar um Rip ruim, liberam um novo reparando os problemas.


- SFV

É fornecida também par cada disco um arquivo SFV. Estes são usados principalmente no local (FTP) para verificar se todos os arquivos estão completos.
Programas: pdSFV ou o hkSFV


- STV

Filmes ripados de DVD que nunca foram para o cinema, caíram direto para as locadoras e TVs.


- Subbed

Ripagem com subtitle (legenda), local de origem do filme (poderá ser até em chinês).


- SVCD

SVCD é baseado em MPEG-2 (como no DVD), que permite maiores taxas de variáveis até 2500kbits em uma definição de 480x480 (NTSC), que descomprimida em uma relação de aspecto de 4:3. Devido ao bit-rate variável, o comprimento que você pode ocupar em um único CDR não é fixo, geralmente entre 35-60 min.


- SyncFIX

Pacote que conserta a sincronia entre áudio e vídeo de um filme.


- TeleCine (TC)

Um TeleCine é maquina que copia filme do rolos de cinema para o sistema digital. O som e a imagem são muito boas, mas esses equipamentos são muito caros e raros.


- TeleSync (TS)

O sistema é muito parecido com o CAM, porém o sistema de captação de áudio é externo, já o CAM é onboard (microfone de camera). Isso ajuda e melhorar e muito na qualidade do som. Muito TeleSync é filmado em cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera profissional, dando uma qualidade melhor do retrato e do som.


- TVRip

Simplesmente a ripagem da TV (TVRip), muito usado em Séries (episódios), Clips (MTV), entre outros.


- UnRATED

Filmes sem cortes pela censura internacional.


- UnSUBBED

Quando foi liberado uma versão, com legenda, e após esta, liberada outra sem legenda.


- VCD

É um formato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em uma definição de 352x240 (NTSC). VCD's são usados geralmente para obter de uma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD's e SVCD's são cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe 74min em um CDR74.


- WorkPrint

Um WorkPrint é uma cópia da película que não foi terminada. Pode ter cenas incompletas, músicas e a qualidade pode variar. Algum WPs é muito diferente de cópia final e outro pode conter cenas extra. WPs pode ser agradáveis à coleção. Hoje em dia, muitas ADD (adicionais) de DVD, contém essas cenas que são cortadas do filme final.


- XVCD / XSVCD

Estes são basicamente VCD/SVCD melhorados. São ambos capazes de definições e de melhores taxas, muito mas elevadas. Muito difícil de se encontrar.


- Bitrate

Bitrate está diretamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música. Quer dizer que em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3 e MPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filme original estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que taxas mais altas de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.


- KVCD

KVCD é uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já existe especificações que geram vídeos de 528x480 (NTSC) e 528x576 (PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando um resolução 352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL), é possível "encodar" vídeos com até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.


- KDVD

Formato de arquivo 100% compatível com MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1 720x480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1 352x480 no meso DVD.


- Codec

É a abreviação de COder/DECoder ou codificador/decodificador. Equipamento ou programa que converte os sinais analógicos de som, voz e vídeo em sinais digitais e vice-versa. São exemplos de codecs: DivX, XviD (video) e MP3/AC3 (som).


- AC3

Codec de áudio conhecido como Audio Coding 3, é melhor que o Mp3 e é sinônimo para o Dolby Digital hoje em dia. Utilizado em alguns filmes com mais de 2 CDs, devido ao seu tamanho maior.


- AAC

Advanced Audio Coding, será o sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas acrescenta uma variedade de melhorias em diversas áreas. Atualmente é difícil encontrar um player ou hardware que suportem esse novo formato de áudio.


- ASF

Advanced Streaming Format. Esta é a resposta da Microsft à Real Media e à qualquer tipo de media streaming.


- AVI

Audio Video Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define como o vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem especificar um codec.


- Frame

A fonte básica de um filme. Uma frame representa uma foto. Um filme utiliza geralmente 24 frames por segundo (dobro da quantidade de fotos nescessárias passadas constantemente na sua frente para se obter noção de movimento). Imagine um desenho, onde uma moto está na direita do vídeo, ao passar as frames a moto vai se movimentando para a esquerda.


- FPS

Definição de Frames per Second, ou frames por segundo. Ajuda bastante saber isso na hora de converter legendas ou procurá-las na internet.


- MPEG

É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio - entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.


- OGM

Pode ser usado à uma alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e AC3 áudio, todos os formatos de vídeo, informação por capítulos e legendas.


- VBR

Bitrate Variável. É possível "encodar" áudio e vídeo com bitrate variável, o que não usa o mesmo bitrate para o arquivo inteiro (como no CBR = Bitrate Constante). Partes mais complicadas do vídeo/áudio vão receber mais bitrate para que a aparência/sonoridade seja melhor, e assim como partes menos complicadas irão receber menos bitrate. Geralmente arquivos com VBR são melhores que outros que contém CBR.


Retirado de um site que não posso publicar por ferir a regra 13. :mrgreen:
Asus X510UR | i5 7200u
...3Dfx .gone but never forgotten...
Manabu
Manabu Veterano Registrado
1.8K Mensagens 12 Curtidas
#4 Por Manabu
19/10/2005 - 18:40
Tem alguns erros nas definições:

XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.

O Xvid não precisa de computador mais potente para rodar. Tanto o Divx como o Xvid produzem vídeo no mesmo padrão, e portanto, se usadas as mesmas opções, a exigencia de decodificação é a mesma. Quanto a última afirmação é meio polêmica, mas eu particularmente concordo, baseado nos testes que fiz e que vi.

- DVDRip

Uma cópia exata do DVD final liberado (aquele encontrado em lojas). Algumas vezes pode ser versão do diretor, o que é raro, mas é o mesmo do DVD comercializado.

Não sei se nesse site é assim, mas em todos os outros lugares que eu frequento DVDRip significa somente que ele foi ripado do DVD, que a fonte é um DVD. Mas esses arquivo são normalmente codificados depois em outro formato para ficarem menor, portanto não são nem de longe uma cópia exata.

- DivX Rec-Enc

Um DivX re-enc-enc é uma transformação de sua fonte original, por exemplo VCD, e re-codificada para DivX. O objetivo é diminuir o tamanho original do arquivo, para outro bem menor. Encontrado geralmente em partes, como Film.Name.Group(1of2) etc... Lógico, que a qualidade do filme diminui também.

Todos os filmes não são assim? Recodificados de sua fonte original para ficarem menores? Não entendo o porquê da diferença.

- Bitrate

Bitrate está diretamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música. Quer dizer que em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3 e MPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filme original estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que taxas mais altas de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.

A bitrate não significa a qualidade. Bitrate é somente um sinonimo de bit rate, taxa de bits, normalmente por segundo. Isto é, a quantidade de bits por segundo que o codec pode usar para representar certo som ou cena. Portanto, sob as mesmas condições, o aumento de bitrate está ligado ao aumento da qualidade.
Mas CBR, que significa bitrate constante, não significa de jeito nenhum qualidade constante. Na verdade o VBR que é normalmente associado a qualidade constante, e para isso é preciso de uma bitrate váriavel. O que ocorre é que certas partes do arquivo podem ser mais complexas do que as outras, e portanto com uma bitrate fixa ele não vai ter os bits suficientes para representar adequadamente essa cena.
Muitos outros fatores influenciam na qualidade de um arquivo. Eu posso fazer uma Mp3 de 80kbps soar muito melhor do que uma de 320kbps. O mesmo com o vídeo.
E a frase: "quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filme original estará sendo reproduzido" é totalmente sem pé nem cabeça. Se a bitrate do meu filme for 700kbps ele será tocado de cabo a rabo 700 vezes por segundo? Acho que não né :lol:

- AC3

Codec de áudio conhecido como Audio Coding 3, é melhor que o Mp3 e é sinônimo para o Dolby Digital hoje em dia. Utilizado em alguns filmes com mais de 2 CDs, devido ao seu tamanho maior.

O AC3 não é melhor do que o Mp3 de forma nenhuma. A única coisa que acontece é ele ter uma bitrate muito mais alta do que a Mp3 (448kbps em média) e é o audio original do DVD. Se for transcodificado para qualquer formato, mesmo para ele mesmo em uma bitrate mais alta, a qualidade do segundo vai ser menor. Do mesmo jeito, se o original fosse um Mp3 128kbps, a qualidade do AC3 seria muito menor.
E o AC3 não é um codec, mas sim um formato.

- AAC

Advanced Audio Coding, será o sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas acrescenta uma variedade de melhorias em diversas áreas.

Errado. O AAC é baseado no Mp3, não no AC3. E é para ser o sucessor do Mp3, não do AC3. Entretanto duvido muito disso, já que compatibilidade é a única coisa que mantém o Mp3 vivo, e isso o AAC ainda não tem.

Geralmente arquivos com VBR são melhores que outros que contém CBR

Esse já é mais o jeito de escrever. Nenhum arquivo contém CBR ou VBR, ele é CBR ou VBR.

E se eles colocassem uma definição para o Matroska seria legal também.



FireMax: é possível você enviar essas correções para os caras desse site?
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#5 Por jqueiroz
21/10/2005 - 19:14
Não sei se nesse site é assim, mas em todos os outros lugares que eu frequento DVDRip significa somente que ele foi ripado do DVD, que a fonte é um DVD. Mas esses arquivo são normalmente codificados depois em outro formato para ficarem menor, portanto não são nem de longe uma cópia exata.

A definição tá parecendo mais RatDVD do que DVDRip, mesmo.

Todos os filmes não são assim? Recodificados de sua fonte original para ficarem menores? Não entendo o porquê da diferença.

Ele deve ter se referido a filmes recodificados. Ou seja, pega-se um AVI XViD/DVDRip, recodifica-se para DivX, obtém-se um AVI DivX-Rec-Enc. Foi o que eu entendi, pelo menos. :?

O AC3 não é melhor do que o Mp3 de forma nenhuma.

Há "melhores" e "melhores"... pra quem está lutando pra enfiar um filme de 2h em um CD de 703MiB, talvez o MP3 a 96Kbps seja MUITO melhor, por exemplo.

Já pra quem tem um show de música, ou um musical, de repente o MP3 pode não ser uma opção tão boa, ou então talvez seja o caso de se usar, pelo menos, um bitrate mais alto (128 ou 192Kbps).
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
The Brink of Time
The Brink of... Veterano Registrado
1.5K Mensagens 2 Curtidas
#7 Por The Brink of...
23/10/2005 - 23:24
Não sei se nesse site é assim, mas em todos os outros lugares que eu frequento DVDRip significa somente que ele foi ripado do DVD, que a fonte é um DVD. Mas esses arquivo são normalmente codificados depois em outro formato para ficarem menor, portanto não são nem de longe uma cópia exata.

O conceito inicial de DVDRip é sim uma copia exata: voce pega algo e ripa pro seu hd por exemplo mantendo qualidade original (rip de dvds, cds deaudio, etc). O problema é que o pessoal começou a agregar ao sentido de DVDRip TAMBÉM outros processos posteriores ao conceito de ripar - assim, ripar e encodar um filme por exemplo em xvid foi apelidado carinhosamente de apenas "DVDRIp". Agregaram erroneamente a um nome dois processos.

O bitrate de 128 de mp3 para videos é suficiente na maioria das vezes uma vez que o cerebro humano esta muito mais centrado na imagem que no som.

Se quer preservar os varios canais de audio, aí compensa manter o ac3 mesmo, que muitas vezes vêm em 192 nos dvds.
Alguém pare o mundo que eu quero descer!
Manabu
Manabu Veterano Registrado
1.8K Mensagens 12 Curtidas
#8 Por Manabu
24/10/2005 - 18:56
O conceito inicial de DVDRip é sim uma copia exata: voce pega algo e ripa pro seu hd por exemplo mantendo qualidade original (rip de dvds, cds deaudio, etc). O problema é que o pessoal começou a agregar ao sentido de DVDRip TAMBÉM outros processos posteriores ao conceito de ripar - assim, ripar e encodar um filme por exemplo em xvid foi apelidado carinhosamente de apenas "DVDRIp". Agregaram erroneamente a um nome dois processos.

Ah sim. Mas nesses sites se tem um arquivo para baixar com o sufixo "DVDRip", sempre significará que é um arquivo recompactado, mas que a fonte foi um DVD.


Todos os filmes não são assim? Recodificados de sua fonte original para ficarem menores? Não entendo o porquê da diferença.

Ele deve ter se referido a filmes recodificados. Ou seja, pega-se um AVI XViD/DVDRip, recodifica-se para DivX, obtém-se um AVI DivX-Rec-Enc. Foi o que eu entendi, pelo menos.

Talvez... mas mesmo assim a definição que eles dão desse termo engloba quase todos os vídeos, como já falei acima. E eu nunca vi um arquivo desses. Não entendo o porquê de recodificar desse jeito, se perde muita qualidade...
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#9 Por jqueiroz
24/10/2005 - 19:05
Talvez... mas mesmo assim a definição que eles dão desse termo engloba quase todos os vídeos, como já falei acima. E eu nunca vi um arquivo desses. Não entendo o porquê de recodificar desse jeito, se perde muita qualidade...

Por exemplo se o original era XViD+Packed Bitstream+GMC. Nesse caso, se o fulano tem um DVD player, ele pode querer recodificar para DivX (sim, eu sei que não precisa).
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
Manabu
Manabu Veterano Registrado
1.8K Mensagens 12 Curtidas
#10 Por Manabu
24/10/2005 - 20:51
Uma pessoa em casa eu entendo, mas um dos lançadores de vídeo lá simplismente iria pegar o DVD na locadora ou na estante de sua casa e rippar de novo. E se for realmente isso, a definição precisa ser melhorada.

PS: Para tirar o GMC precisa recodificar mesmo. Ao menos que você tenha sorte e o vídeo não tenha nenhuma S-frame (as criadas pelo GMC), apesar de ele ter sido abilitado na hora da codificação e o MPEG-Modifier também dar positivo.
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#11 Por jqueiroz
24/10/2005 - 22:51
Uma pessoa em casa eu entendo, mas um dos lançadores de vídeo lá simplismente iria pegar o DVD na locadora ou na estante de sua casa e rippar de novo. E se for realmente isso, a definição precisa ser melhorada.

Isso se você tiver o DVD disponível, não? Pq se o que se tem pra trabalhar for um arquivo baixado da internet...
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal