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Quemel
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"Quanto cobrar" versus "Como cobrar"

#1 Por Quemel 28/07/2006 - 14:11
É a grande questão que encerra a maioria das dúvidas não só no GDH, mas também no Clube do Hardware, Baboo e ForumPCs.

Basta perceber que a cada novo serviço, os participantes voltam para mais uma massante dúvida: quanto cobrar....

E na maioria das vezes ao invés de trabalharem de graça, acabam por pagar para trabalhar sem que percebam o ocorrido.

O quantum é questão de formula pronta, receita de bolo ainda que queimado. E quando alguém diz: "(...) cobre $10 ou $100.

Vem o primeiro tropeço: "(...) está caro, está barato". Sem sequer estabelecer quem é o objeto da resposta.

Caro e barato para quem?

Mesmo com a esfarrapada desculpa que faz o serviço apenas por hobby. E ai fica a dúvida seria um robe de dormir ou uma atividade apenas por prazer?

Airton Senna só corria por hobby, mas pagavam a ele US$ 1 milhão por mês e ainda davam um carro que dava no couro em seus concorrentes.

Além da técnica, tinha o talento construido e aprimorado. Ou Seninha já teria nascido com um volante nas mãos?


Portanto a questão é de método. Saber cobrar não só é arte como ciência e se pode ser sistematizada com um conjunto de regras e teorias, pode ser aprendida no plano no pensamento e aplicada ao mundo real.

Com a palavra os que querem apenas saber "quanto cobrar" e também, os que desejam saber "como cobrar":
Quemel
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#3 Por Quemel
17/09/2006 - 11:52
Caro jigga,

começar a estudar a economia de serviços, psicologia do cliente, comportamento do consumidor, Inteligência de negocios e empreendedorismo seria um bom começo.

Vender produtos é muito fácil, mas como fazer que o potencial cliente experimente seu serviço?

Antes de vender meus serviços eu visito o cliente e com o meu notebook faço com que ele "experimente" meu sistema de recuperação de desatres "Começar de Novo". São os 30 minutos mais bem pagos. Saio com um PC na mão e os R$ 360 na outra.

Confesso que em algumas visitas recebi: tá demitido! :roll:
r40ny
r40ny Novo Membro Registrado
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#4 Por r40ny
17/09/2006 - 12:51
Quemel, gostaria de fazer uma indagação:
O proffisional deve 'tabelar' o seu preço, ou ele pode variar de acordo com o cliente. Se eu for fazer serviços para um computador doméstico, eu cobro menos(pelo menos eu vejo assim), caso seja uma empresa, eu cobro um pouco mais. Você acha isso correto?

E essa semana vou ter uma pequena aula(06 horas apenas) de empreendedorismo.

Admiro muito seu trabalho(acompanho em outros fóruns)! big_green.png
Quemel
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#5 Por Quemel
17/09/2006 - 20:23
Caro Raony,

do ponto de vista tributário sim, pois para o usuário doméstico vale um recibo de próprio punho com nome, CPF e RG. Para as empresas é diferente, pois há várias formas de receber: por RPA (com incidência de 20% de INSS para a empresa e 5% para o profissional), nota fiscal avulsa de serviços, nota fiscal comprada, etc.

São os impostos. Ser profissional autônomo no Brasil não é fácil. De tudo que vc produz, quase 40% vai para o governo e de lá para os mensaleiros-sanguessugas-sugabytes.
Daniel MV
Daniel MV Membro Junior Registrado
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#6 Por Daniel MV
24/09/2006 - 18:52
Quemel, paralelo ao título do tópico, como você vê a questão da regulamentação da informática que está em andamento e que muitos profissionais estão pleiteando. E como você vê em relação a essa questão de quanto cobrar? Isso pode melhorar ou piorar para o autonomo?

grato
Linux User #438511
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