Logo Hardware.com.br
marctattoo
marctattoo Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas

Por favor, tenho algumas duvidas sobre aulas...

#1 Por marctattoo 07/03/2006 - 17:04
Olá a todos,

Por favor, alguem poderia me orientar de uma maneira bem básica para não tomar muito seu tempo?
Bom... eu tenho experiencia no ramo da Informática a uns 6 anos mais ou mesnos. minha area é manutenção, montagem de mícros e vendas na area de Informática tambem.(hadware).
agora minha duvida é a segunte. eu fui chamado para dar algumas aulas de informática (em geral), para pessoas da terceira idade! o problema é que eu sei realmente bastante coisa nessa area, mais não sei exatamente como passar a informação para os alunos. ou melhor, tenho duvidas de como ensinar, como dar as aulas,como abordar esse asunto no começo? por onde devo iniciar?
desculpem,pode parecer um pouco estranho dar aulas sem ser um professor, mais eu sei que tenho conhesimento suficiente para isso,apenas minha duvida é, como montar uma aula? ou fazer um planejamento de várias aulas?
o curso durará 6 mêses e será uma vez por semana 3 hrs por dia.
quem puder me ajudar ficarei super grato!

Um grande abraço a todos...

Quem já tiver experiência nessa area e tiver um planejamento de cursos,e puder me passar realmente será uma mão na roda pra mim.
Sabem como é. oportunidades de trabálho não podemos desperdissar!
Eu tenho exatamente 6 dias para iniciar o curso. tenho esse tempo para me preparar.

Obrigado a todos mais uma vez!

Marctattoo
m86
m86 Novo Membro Registrado
13 Mensagens 0 Curtidas
#2 Por m86
07/03/2006 - 17:42
daew cara blzz?? big_green.png
entao cara eu ja dei aula de info .... a 1ª coisa q vc tem q fazer é imaginar q vc vai dar aula para pessoas q nao conhecem absolutamente nada mas nada mesmo de INFOMATICA....

comece pelo periféricos do computador ...
EX: expliqe e mostre para q serve o monitor, o mouse, o gabinete(erroneamente chamado de CPU), teclado e etc..
explique tudo muito facil para q eles entendam, nao use muitos termos TECNICOS..

depois explique o q é um sistema operacional, para q serve, explique sobre o WINDOWS...

depois mostre como ligar o pc, explique primeiramente o Desktop(área de trabalho), explique cada ícone, cada atalho e a barra de ferramentas e o plano de fundo....emfim explique tudo do desktop...

mostre como o mouse age no pc a seta faça com q eles movimentem o mouse, (mostre tbm o modo de se sentar na cadeira por causa da coluna e tudo +)

blzzz? depois se vc quiser + dicas pode me add no msn q eu te dou umas dicas se vc quiser
murilo_doors@hotmail.com

até + amigo e boa sorte... big_green.png
Vai Brasil, vaiiiii Po!!#!$........
carmagedon666
carmagedon66... Membro Senior Registrado
301 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por carmagedon66...
08/03/2006 - 09:21
como dar as aulas,como abordar esse asunto no começo? por onde devo iniciar?


:mrgreen: Fala aí! vou contribuir aqui com um pouco de minha experiência (de aluno eterno) e tentar criar um plano de aula...
Primeiramente eu verificaria a turma, como sempre, :roll: pessoal se apresenta, expõe sucintamente suas experiências e o que esperam do curso...
algumas aulas de informática (em geral), para pessoas da terceira idade!


Depois, sendo de 3ª idade eu planejaria as aulas visando criar paralelos que fossem fácilmente assimilados por não terem muitas novidades a princípio (mesmo sem saber nada de info, é possível fazer paralelos entre a linguagem binária e algumas noções de eletricidade, ou os drivers e interfaces gráficas com os painéis e controles de aparelhos eletrônicos, ou até mesmo das funções do micro, ora máquina de escrever ora aparelho de fax, ora terminal do banco ora correio eletrônico, depende da turma e das possibilidades dos equipamentos, 6 meses é bastante tempo se tiver pelo menos 1 hora aula)... :lol: ... sem muito 'informatiquês' , introduziria o tema a partir da história mesmo, e da matemática (com suas aritméticas, principalmente a binária) a forma que isto funciona básicamente, e o progresso tecnológico que reduziu salas imensas com válvulas e cabos, em microtransistores e placas com os circuitos impressos reduzidos dentro do gabinete, assim como essa redução diminuiu as tensões e possibilitou a multiplicação da frequência rompendo os Gigahertz)
... para finalmente chegar aos periféricos controlados pela mobo, a programação do CMOS no SETUP, mostrar como liga, como o POST (Power on Self Test) detecta eles, e o sistema operacional carregando os drivers, etc...

aí então começaria a segunda etapa, a de operação do sistema 'operacional' ( 8O seria isto pleonasmo?), sei lá da instalação, configuração, até finalmente como abrir, redigir, formatar, salvar, e fechar documentos, ...etc. etc. etc.

Eu básicamente buscaria uma interação para aprender com eles também (incentivando as perguntas por mais que 'pareçam' fora do assunto), e acelerar o progresso (dinamizar a aula), utilizando, como já disse, paralelos (tipo holerite, a loteria esportiva do cartão perfurado ao atual, etc.), fácilmente 'memorizáveis', coisa que para 3° idade deve ser bem mais fácil que começar aprendendo a decorar um monte de termos técnicos e específicos e ver as tecnologias como se fossem geração 'expontânea'...agora que li, serão 3 horas semanais, é legal dentro deste seu tempo de planejamento verificar a possibilidade de alguma literatura, imprimir alguns tutoriais do GDH (ou outro de domínio público mesmo), e distribuir para o pessoal ir 'adiantando' o tema até chegar a hora da aula propriamente dita... :lol: ah! no fim eu reuniria a turma para uma confraternização também, as mulheres levam doces e salgados e os homens as bebidas, :wink: (sabe como é néh, rango de coroa, panéla véia...heheheh) desculpe a brincadeira... oops.png

Sugestão de Literatura: História e Evolução dos Computadores

Hardware para Iniciantes

e outros bem simples, em Tutoriais

Abraços.
"Os céus nublam-se, mas as estrelas ainda brilham acima".
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 946 Curtidas
#4 Por Quemel
10/03/2006 - 00:39
Caro Marctattoo,

como você pediu ajuda sincera, também vou ser sincero com você. Primeiro você precisar melhorar sua comunicação (escrever a grafia errada das palavras em sua apresentação pode passar a impressão de desleixo), pois você não terá uma 2ª chance de causar uma 1ª boa impressão. Já fui monitor, instrutor, professor e coordenador de cursos para a 3ª idade e não há uma receita de bolo entre a pedagogia (crianças) e a andragogia (aultos) para essa "tchurma", pois os idosos (você pode até chamar de melhor idade para ficar mais bonito) apreendem de forma diferente em função de ter certos neurotransmissores em deficiência. Dar aulas para esse público seleto (cerca de 14 milhões com alto poder aquisitivo) requer cuidados. Se fosse apenas escrever um plano de aula e todos nós poderiamos ser professores em sete dias. Por isso não espere virar um nesse tempo.

O problema não é só de técnica, mas envolvem questões de método e metodologia. Como você falou, não dá para desperdiçar uma oportunidade, mas lembre-se que o fato de você ter conhecimento apenas em informática, não o habilita a ser um professor. Para isso existem os cursos de Licenciatura em Informática Aplicada (UnB) que duram 5 anos. Se você pretende apenas ganhar alguns trocados que pelo menos estude didática, técnicas de ensino, diferença entre ensino e aprendizagem e as formas de como esse público constrói conhecimento.

Achei que dar aula para idosos era a mesma coisa que dar aulas para crianças e adultos e quase afundei minha carreira de professor, ou melhor dizendo, apenas instrutor.

Como desejo para você todo o sucesso que tive em minhas experiências com os "velhinhos" :lol: , sugiro a leitura (e estudo também) do livro abaixo:


Terceira idade e Informática
m0z4r7
m0z4r7 Ubbergeek Registrado
2.5K Mensagens 1.2K Curtidas
#6 Por m0z4r7
24/06/2008 - 11:05
Aula de que jackinhaaa? Montagem? básicamente vc tem que passar os componentes quais são, seus barramentos...dar uma introdução de código binário para explicar os barramentos 16bits (extinto ISA), 32bits (PCI), 64bits...etc....para finalmente explicar os Chipsets (Ponte Norte e Sul) e as possibilidades de configurações à partir dele, com memórias, VGAs, HDs, CDs ou DVDs, Modens...etc.
Aí sim, entrar no Setup da BIOS e configurar, para depois bootar pelo CD e mostrar como excluir e criar partições, formatar (quais são FAT32 ou NTFS, outros), instalar e concluir instalando os drivers e configurando eles no Sistema Operacional deixando a máquina em funcionamento.
LasNoches
LasNoches Novo Membro Registrado
31 Mensagens 1 Curtida
#9 Por LasNoches
26/06/2008 - 11:46
Reserve algum tempo para elaborar uma apostila para você mesmo , com um roteiro daquilo que você vai ensinar por dia e tente seguir aquilo

Quando ver que a aula rendeu e ta sobrando tempo , conte historinhas , veja sempre qual aluno voce se identificou mais e puxe assuntos com ele de forma a turma toda depois possa participar

Pergunte se estão tendo alguma dificuldade , tenha piadas da área sempre na ponta da lingua para administrar o seu tempo

Muita gente vai dizer que isso é enrolar mas na verdade não é , tem turmas que rendem e tem turmas que tem alunos que estão tendo dificuldades então é importante ter esse tempo sobrando para voce administrar

E não pense que é so em TI , varios palestrantes , professores , gerentes , enfim sempre quando se fala em publico repare que sempre rola de ter um momento de relax

Dou aula todo fim de semana e sempre reservo sempre as melhores piadas da área para contar para administrar o tempo entre a primeira parte e o coffe , as vezes rola do coffe começar e interromperem minha aula para chamar a turma , as vezes eu ja tenho que ir contando piada ate o telefone tocar chamando a gente para o coffe

Espero ter ajudado em algo abraços
jackinhaaa
jackinhaaa Novo Membro Registrado
5 Mensagens 0 Curtidas
#10 Por jackinhaaa
26/06/2008 - 17:34
concordo plenamente mas ando sem tempo demais até para estudar
dou aula a pouco tempo trabalhei na area por um tempinho e não tive tempo de rever que fiz .. que estudei fora que no fim de semana faço senac praticamente o dia inteiro e no domingo não vejo o tempo passar e segunda começa tudo de novo .. mas vou seguir seu conselho foi bom demais
obrigada abraçoscap_feceiro.png:

fora que é trabalho volluntario e infelismente so tem uma maquina na sala e mesmo assim o setup dela é em portugues
quem disse que to conseguindo da boot por ela
kkkkkk
frown.png

mas é tristeee rs
mas fazer o que neh vamoss ver no que da falta pouco rs
abraços galera boa noite

bom resumo do que eu já dei
mostrei as peças expliquei como elas funciona falei nomes etc..
mandei eles montarem e desmontar
depois passei formataçao do xp
a medir fonte
mostrei a diferença de at e atx
falei sobre o soquete
dei uma lista de erros que podem ocorrer com o pc
pedi para ele montarem um orcamente e tentar vender o pc que eles montarao num papel.. e outras coisas que nem lembro mais
que vcs acham que ta faltando pra fechar o curso com chave de ouro?
LasNoches
LasNoches Novo Membro Registrado
31 Mensagens 1 Curtida
#11 Por LasNoches
27/06/2008 - 07:43
Ja falou de configuração da Bios , coisas como Wake up , ja falou de troca de bateria , dar clr na placa mae , ja mostrou como ler um manual para não errar na hora de conectar o gabinete na placa

Que tal um Troubleshooting :

Se voce ja fez tudo isso e mais um pouco , pega as máquinas que eles estão usando , chega mais cedo e coloca um problema em cada uma delas , de preferencia com problemas variados e diz que voce é o cliente e eles os tecnicos e quer que eles resolvam o problema , de preferencia problemas onde o pc não liga , e para piorar coloque algum erro no Windows que os faça ficar analisando , seja virus , seja problema no proprio win , e peça para resolverem tambem , acho bem interessante para fechamento de curso , algumas certificaçoes pedem esse tipo de coisa no exame

Pronto acredito que com isso voce consiga ganhar pelo menos 2 horas para pensar no que fazer
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal