Logo Hardware.com.br
Vitor Machado
Vitor Machad... General de Pijama Registrado
4.6K Mensagens 72 Curtidas
#2 Por Vitor Machad...
14/08/2010 - 18:59
Tecnicamente ele só limita mesmo se você ativar o V-Sync, que é a sincronização dos quadros com a atualização vertical do monitor (dai o nome).

Porém na pratica ele é limitante porque ter mais quadros do que o monitor é capaz de mostrar é inútil, e pode resultar em artefatos (chamados "tearing" ou "cortes" em português) que ocorrem quando outro quadro já está pronto antes do monitor acabar o anterior, e dai ele desenha dois quadros diferentes na mesma varredura, resultando em um "corte" no meio da imagem.

Você pode ativar o V-Sync para reduzir/eliminar o tearing, mas ele costuma também causar perda de performance (pois as vezes ele precisa reduzir a velocidade de geração dos quadros pra manter a sincronização).
Exemplo: Monitor de 60Hz, mas o hardware só tem condições de renderizar 50fps em um dado momento.
Com v-sync desligado você terá os 50fps. Porém com v-sync ligado você terá 30fps que é o maior divisor possível de 60fps.

EDIT: Quanto a um monitor bom pra games, a maioria das pessoas já se satisfaz com os 60Hz. É mais interessante você olhar propriedades como tempo de resposta, e procure análises dos modelos pois costuma-se explicitar se um dado modelo é bom para jogos ou não (pois alguns outros fatores também influenciam, não só tempo de resposta).
Existem também os monitores para imagens 3D, que são capazes de reproduzir 120Hz. Um modelo que se encontra por aqui é o Samsung 2233RZ.
[Essa conta não será mais utilizada]
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal