GlobalFoundries prepara processos de produção de 22 e 20 nanômetros para 2013

Devido aos grandes investimentos, a GlobalFoundries está rapidamente se estabelecendo como um líder no ramo de fundição independente. A empresa revelou seu roteiro para as técnicas de fabricação em 22 e 20 nanômetros, e também anunciou planos de uma versão “High Performance Plus” de seu processo de 28 nm.

A companhia pretende executar uma rodada de testes em seus chips de 22 e 20 nm no segundo semestre do próximo ano, com a “produção de risco” esperada para começar no segundo semestre de 2012. A produção em massa real do produto é esperada para iniciar-se em meados de 2013.

O processo de 20 nm estará disponível através das variantes “high-performance” e “super-low-power”, ou seja, de alto desempenho e de consumo super baixo. A GF também pretende oferecer um processo de 22 nn “super-high-performance”, de performance super alta, para “dispositivos que exigem o máximo em desempenho”, sem entrar em maiores detalhes. Os três processos serão baseados na próxima geração da tecnologia high-k metal gate.

O anúncio da GlobalFoundries ainda apresenta a chegada de um a versão de 28 nm com tecnologia “High Performance Plus”, que oferecerá 10% maior performance que o processo de alto desempenho atual dos 28 nm. A empresa iniciará a produção de risco de chips 28 nm HPP no último trimestre de 2011. Este será focado em “dispositivos portáteis inteligentes e de alto desempenho que exigem processadores com mais de 2GHz de poder de processamento.”

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X