NVIDIA GeForce 2 GTS

O GeForce 2 GTS utiliza o mesmo projeto de chip do GeForce original. Porém, enquanto o GeForce antiga é fabricada utilizando-se a mesma técnica de produção de transístores de 0.22 mícron utilizada no TnT 2 Ultra, a GeForce 2 é fabricado utilizando-se uma nova técnica de produção, com transístores de apenas 0.18 mícron, a mesma técnica de fabricação usada nos processadores Pentium III Coppermine e Athlon.

Como sempre, o uso de transístores menores permite aumentar a freqüência de operação do chip. Enquanto o GeForce original, operava a apenas 120 MHz, o GeForce 2 GTS trabalha a respeitáveis 200 MHz. A sigla “GTS” significa “Giga Texel Shader”. Curioso saber o que isto significa? Basta fazer as contas. Com 4 processadores de texturas trabalhando em paralelo a uma freqüência de 200 MHz, temos um fill rate total de 800 Megapixels e, como temos suporte ao recurso de single pass multitexturing, temos um total de 1600 megatexels, ou seja, 1.6 Gigatetexels. Esta é a primeira placa da Nvidia a superar a marca de 1 Gigatexel por segundo, daí o nome.

Apesar da GeForce original ser de fabricação da própria Nvidia, Os chipsets GeForce são vendidos para vários fabricantes diferentes que se encarregam de lançar produtos muito semelhantes. Entre as empresas que fabricam placas baseadas no GeForce podemos citar a Asus, Creative, Hercules e Leadtek.


GeForce 2 GTS da Hercules

Ficha Técnica

Barramento:

AGP 4X

APIs suportadas:

D3D e OpenGL

Memória de vídeo

versões de 32 MB e 64 MB (previstas versões com 128 MB para o futuro)

Freqüência de operação do chipset de vídeo

200 MHz

Pixels por ciclo de clock

4 pixels

Fill Rate

800 megapixels

Poder de processamento

25 milhões de polígonos por segundo

Compressão de texturas

Não

Freqüência de operação da memória de vídeo:

166 MHz

Barramento de comunicação com a memória de vídeo

128 bits

Tipo de memória utilizada

DDR-SDRAM

Recursos 3D básicos

Todos

Single Pass Multitexturing

Sim

Gráficos 3D com 32 bits de cor

Sim

Texturas de 2048 x 2048

Sim

Recursos do T-Buffer

Não

Resolução máxima suportada

2048×1536

Outros recursos

Hardware Transforming & Lighting

Funções 2D

Embutidas, RAMDAC de 350 MHz

Desempenho

Processador

Placa

Cores

FPS no Quake 3 Timedemo Demo 1

1024 x 768

FPS no Quake 3 Timedemo Demo 1

1600 x 1200

AMD Athlon 750 MHz

GeForce 2 GTS

16 bits

109

57

32 bits

80

29

GeForce 256 DDR

16 bits

82

32

32 bits

56

20

Voodoo 5 5500 (AGP)

16 bits

80

40

32 bits

63

24

Pentium III 550 MHz

GeForce 2 GTS

16 bits

97

57

32 bits

78

29

GeForce 256 DDR

16 bits

82

34

32 bits

63

22

Voodoo 5 5500 (AGP)

16 bits

75

40

32 bits

63

26

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