O GeForce 2 GTS utiliza o mesmo projeto de chip do GeForce original. Porém, enquanto o GeForce antiga é fabricada utilizando-se a mesma técnica de produção de transístores de 0.22 mícron utilizada no TnT 2 Ultra, a GeForce 2 é fabricado utilizando-se uma nova técnica de produção, com transístores de apenas 0.18 mícron, a mesma técnica de fabricação usada nos processadores Pentium III Coppermine e Athlon.
Como sempre, o uso de transístores menores permite aumentar a freqüência de operação do chip. Enquanto o GeForce original, operava a apenas 120 MHz, o GeForce 2 GTS trabalha a respeitáveis 200 MHz. A sigla “GTS” significa “Giga Texel Shader”. Curioso saber o que isto significa? Basta fazer as contas. Com 4 processadores de texturas trabalhando em paralelo a uma freqüência de 200 MHz, temos um fill rate total de 800 Megapixels e, como temos suporte ao recurso de single pass multitexturing, temos um total de 1600 megatexels, ou seja, 1.6 Gigatetexels. Esta é a primeira placa da Nvidia a superar a marca de 1 Gigatexel por segundo, daí o nome.
Apesar da GeForce original ser de fabricação da própria Nvidia, Os chipsets GeForce são vendidos para vários fabricantes diferentes que se encarregam de lançar produtos muito semelhantes. Entre as empresas que fabricam placas baseadas no GeForce podemos citar a Asus, Creative, Hercules e Leadtek.
GeForce 2 GTS da Hercules
Ficha Técnica
Barramento: |
AGP 4X |
APIs suportadas: |
D3D e OpenGL |
Memória de vídeo |
versões de 32 MB e 64 MB (previstas versões com 128 MB para o futuro) |
Freqüência de operação do chipset de vídeo |
200 MHz |
Pixels por ciclo de clock |
4 pixels |
Fill Rate |
800 megapixels |
Poder de processamento |
25 milhões de polígonos por segundo |
Compressão de texturas |
Não |
Freqüência de operação da memória de vídeo: |
166 MHz |
Barramento de comunicação com a memória de vídeo |
128 bits |
Tipo de memória utilizada |
DDR-SDRAM |
Recursos 3D básicos |
Todos |
Single Pass Multitexturing |
Sim |
Gráficos 3D com 32 bits de cor |
Sim |
Texturas de 2048 x 2048 |
Sim |
Recursos do T-Buffer |
Não |
Resolução máxima suportada |
2048×1536 |
Outros recursos |
Hardware Transforming & Lighting |
Funções 2D |
Embutidas, RAMDAC de 350 MHz |
Desempenho
Processador |
Placa |
Cores |
FPS no Quake 3 Timedemo Demo 1 1024 x 768 |
FPS no Quake 3 Timedemo Demo 1 1600 x 1200 |
AMD Athlon 750 MHz |
GeForce 2 GTS |
16 bits |
109 |
57 |
32 bits |
80 |
29 |
||
GeForce 256 DDR |
16 bits |
82 |
32 |
|
32 bits |
56 |
20 |
||
Voodoo 5 5500 (AGP) |
16 bits |
80 |
40 |
|
32 bits |
63 |
24 |
||
Pentium III 550 MHz |
GeForce 2 GTS |
16 bits |
97 |
57 |
32 bits |
78 |
29 |
||
GeForce 256 DDR |
16 bits |
82 |
34 |
|
32 bits |
63 |
22 |
||
Voodoo 5 5500 (AGP) |
16 bits |
75 |
40 |
|
32 bits |
63 |
26 |
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