Eric Raymond: Ou o Linux pega agora ou só daqui a 30 anos

Por:

O MeioBit publicou um artigo, através de um apanhado de notícias, falando sobre o ponto de vista de Eric Raymond, de que o Linux deve se adaptar as tecnologias atuais, mesmo que proprietarias, como sincronizar um iPod perfeitamente sem nenhuma dor de cabeça, ao contrario do que afirma Maddog, que devemos impor aos fabricantes padrões abertos. Eric também defende o ponto de que grandes mudanças de sistema operacional principal só ocorrem com grandes mudanças de hardware, citando a transição para 64 bits como oportunidade.

“Eric Raymond, que todo geek que se preza conhece e respeita, é o Santo Padroeiro e um dos fundadores do movimento Open Source. Ele fez declarações polêmicas e pragmáticas na Linux World. Segundo ele para que o Linux se torne uma opção viável é preciso atender ao público, que quer rodar seus vídeos em formatos proprietários, ou plugar seu iPot, abrir um iTunes e sair usando.

A discussão pegou fogo, no painel e na Internet, pois uma das pedras fundamentais do Open Source, e por extensão do Linux, é não aceitar arquivos binários de terceiros. Alguns drivers de placas de vídeo são criticados por causa disso, e não são incluídos no kernel exatamente por esse motivo.

O problema é que muitas vezes o fabricante não quer, por motivos estratégicos, liberar seu código-fonte. A Apple, ao não liberar uma versão Open Source dos drivers do iPod, evita que outros criem programas que venham a competir com o iTunes, por exemplo. Ao não liberar o código-fonte dos CODECSs do último Windows Media Player, a Microsoft evita que programadores no mundo inteiro investiguem o código, descubram a lógica por trás do DRM e criem programas que a contornem.”

Você pode conferir o artigo completo, clicando aqui.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X