É oficial: Microsoft anuncia seu próprio tablet Surface

É oficial: Microsoft anuncia seu próprio tablet Surface

Hoje está tendo um evendo da Microsoft para a imprensa. Até então não se sabia nada sobre o que seria apresentado. Especulações diversas apontavam para um rumor que tem bombado nas últimas semanas: a Microsoft lançaria um tablet próprio. E, de fato, o rumor se concretizou: a Microsoft anunciou o tablet Surface.

Surface

O produto já tem página com várias fotos e detalhes.

São duas versões: uma com Windows RT e outra com Windows 8 Pro. A edição com Windows RT (ARM) usa um processador da Nvidia. Tem tela de 10,6″ HD, slot microSD, USB 2.0, HDMI e 32 ou 64 GB de espaço interno. O valor não foi revelado, mas a Microsoft diz que será competitivo frente aos outros tablets ARM.

Ainda faltam vários detalhes, especialmente das especificações do modelo com Windows 8 Pro. Ele tem quase a mesma tela de 10,6″ mas é listada como Full HD (enquanto a do ARM é apenas HD). Estará disponível em versões de 64 e 128 GB. Por ser para Windows 8 Pro ele usa um processador Intel, o que saberemos por completo quando as especificações detalhadas forem divulgadas.

Os tablets usam uma carcaça de magnésio. A versão ARM pesa 676g, e a x86 tem 903g.

Especificações Tablet Surface

Há uma capa protetora com contatos magnéticos, que lembra bem a capa da Apple. Mas há aqui uma grande diferença: ela é na verdade um acessório que, além de proteger o tablet, oferece um suporte com teclado e touchpad:

Sruface

Teclado tablet Surface

Há cores para todos os gostos para a capa/teclado. A capa permite que o sistema saiba quando ela está fechada, evitando toques acidentais que poderiam acionar as teclas (já que são sensíveis à pressão)

O nome é o mesmo daquele telão interativo. Pelo menos a marca será levada ao comércio geral por meio deste tablet, já que o Surface antigo é bem específico e caro.

Confira o Press Release oficial.

Atualização: ao que tudo indica o processador é um Intel Core i5 Ivy Bridge (ainda não sabemos o modelo/frequencia). Pelo que deu a entender na apresentação a versão ARM ficará na mesma faixa de preço dos tablets Android de alto desempenho, já a Intel pode ficar na faixa dos ultrabooks.

O lado interessante dos tablets x86 é que eles são verdadeiros PCs, rodando todos os tipos de aplicativos que podem rodar no desktop. Ainda assim a versão ARM perde a compatibilidade com programas x86, mas pode ser usada junto com teclados e mouses USB, além de alguns outros dispositivos. No final para quem usará apps Metro, o Office ou outros aplicativos da Microsoft, a experiência será a mesma.

Atualização #2: O Geekwire tem um vídeo exibindo a capa/teclado e o suporte:

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X