CES 2020: AMD anuncia primeiros Ryzen de 7nm para notebooks

CES 2020: AMD anuncia primeiros Ryzen de 7nm para notebooks

Durante sua conferência na CES 2020 a AMD apresentou as primeiras APUs para notebooks baseadas no processo de produção de 7nm, que, consequentemente, também são os primeiros processadores da linha Ryzen para o universo de dispositivos móveis baseados nessa litografia, que é a mesma que a companhia já aplica nas versões para desktop, com os chips Ryzen de terceira geração.

Esses chips são chamados comercialmente de Ryzen 4000, codinome Renoir. Além do mesmo processo de fabricação dos Ryzen de terceira geração para desktop, esses chips que irão fazer parte de diversos notebooks que chegarão ao mercado também são baseados na mesma microarquitetura, a Zen 2. Como estamos falando de uma APU, há a presença de um chip gráfico, uma unidade Vega. E também há o suporte para memórias LPDDR4X (até 64 GB /LPDDR4X-4266). Também há suporte para DDR4-3200.

 A AMD indica que a eficiência dos novos processadores mais que dobrou em comparação com os processadores móveis da série Ryzen 3000 (com processo de fabricação de 12nm). Durante a apresentação a companhia fez comparações um chip móvel da Intel, que está no processo de 10nm. A capacidade de performance em single-thread é 4% superior; 90% em multicore e 28% em relação ao poderio gráfico. Esses números são baseados na comparação do Ryzen 7 4800U e do Core i7-1065G7.

Os Ryzen 4000 serão divididoa em 3 linhas, a série U (para laptops ultrafinos), a série H (para jogadores e criadores de conteúdo) e a série Pro (para dispositivos ultrafinos e para pessoas de negócios).

O modelo topo de linha é Ryzen 7 4800U. Este chip possui 8 núcleos (16 threads), clock base de 1,8 GHz, boost clock de 4,2 GHz e um TDP de 15W. De acordo com a AMD, o chip em cargas de trabalho multithread (medido com Cinebench 20) é quase duas vezes mais rápido que o processador Core Ice Lake de 10a geração mais rápido da Intel.

Com softwares criativos, como edição de fotos e vídeos, o processador deve, em média, ser quase 50% mais rápido que o Ice Lake. O processador deve ser adequado para laptops extremamente finos, o que a AMD demonstrou com o anúncio do notebook Lenovo Yoga Slim.

Preço e disponibilidade

A AMD indica que em 2020 pelo menos 100 notebooks diferentes baseados no Ryzen 4000 estarão disponíveis no mercado. Os primeiros modelos estão sendo apresentados essa semana, durante a CES 2020. Esses notebooks devem estar disponíveis para venda até o final desse trimestre. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X