Após New World, CEO da Amazon afirma a indústria de games será a maior do entretenimento

Após New World, CEO da Amazon afirma a indústria de games será a maior do entretenimento

A Amazon está empolgada com o mercado de games após lançar o primeiro jogo desenvolvido pela empresa, New World, que chegou no final do mês passado.

Embora a empresa tenha travado uma intensa luta para criar um jogo consideravelmente bom, agora, com o razoável sucesso de New World, a Amazon vislumbra um futuro positivo para a sua divisão de videogames.

Na última terça-feira (5), Andy Jassy, o sucessor de Jeff Bezos no cargo de CEO da empresa, afirmou que “os videogames podem ser a maior categoria do mercado de entretenimentos”

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O lançamento de New World, na semana passada, foi considerado como “um grande começo” por Jassy. No jogo, você assume o papel de um personagem cuja missão é colonizar uma ilha fictícia. O cenário é inspirado nas ilhas do caribe e o jogo já possui mais de um milhão de usuários ativos.

Jassy, inclusive, não perde a oportunidade de alfinetar a imprensa especializada em tecnologia e videogames, que, no passado, duvidavam da capacidade da Amazon de lançar um bom jogo.

“Muitas matérias foram lançadas questionando o motivo por trás da nossa empresa conseguir criar tudo, exceto videogames”, Jassy afirmou.

“É necessário muito trabalho para conseguir criar um jogo de sucesso, por isso nosso time de desenvolvedores não deixou de se empenhar”, complementou Jassy.

Amazon e games: uma relação que demorou a dar certo

Andy Jessy, antes mesmo de virar CEO da Amazon, em julho deste ano, era a pessoa responsável pela empreitada da empresa na indústria dos videogames.

Em 2014, A Amazon lança o Amazon Game Studios, cujo foco era desenvolver jogos para consoles de videogames, mas, até então, não houve nenhum sucesso.

Dois anos depois, a empresa anuncia que lançará três jogos desenvolvidos pelo seu próprio estúdio: New World, Breakaway e Crucible. Dois desses três jogos tiveram fins trágicos. Breakaway foi cancelado e Crucible, embora tenha sido lançado, foi removido e, posteriormente, cancelado.

Crucible, uma dos maiores fracassos da Amazon no mercado de games. Créditos: Amazon

A Amazon lançou Crucible em maio do ano passado. Entretanto, após as críticas negativas, retirou o jogo das plataformas e reembolsou os clientes.

Além disso, outros projetos foram abortados antes mesmo de serem anunciados publicamente.

Portanto, embora a Amazon tenha obtido sucesso em praticamente tudo, desde e-commerce a smartspeakers, o desenvolvimento de videogames aparentava ser um desafio para a empresa de Jeff Bezos.

Neste mês, com o lançamento de New World, tudo mudou.

Com New World, Amazon aposta alto nos games

New World Amazon games
Créditos: Amazon

New World é o responsável por salvar a divisão de videogames da Amazon. Contudo, para obter sucesso com o projeto, a empresa precisou de muito esforço.

Inicialmente, nos primeiros releases sobre o jogo, a recepção foi muito negativa, sobretudo por parte dos Nativos Americanos.

Para isso, os desenvolvedores precisaram contratar um consultor de cultura tribal para convencer à Amazon a mudar o rumo do jogo.

Anos depois, sem as representações racistas e removendo a trama de colonização dos Estados Unidos, New World conseguiu se tornar o primeiro grande sucesso da Amazon.

A gameplay ganhou elogios pelas mecânicas de combate, pelo sistema de criação de equipamentos e pela maneira como o mundo vai se alterando conforme o desempenho dos jogadores.

É possível escolher uma das três facções, todas essas com a intenção de batalhar para assumir o controle da ilha. O jogo possui um sistema de recompensas na medida em que uma determinada facção conquista um território da ilha.

Jeff Bezos comemora o sucesso do jogo

Como dito anteriormente, o jogo conta com mais de 660 mil pessoas jogando diariamente no Steam. Embora a Amazon ainda não tenha revelado o número de vendas do jogo, o hype de New World é o maior de todos os games produzidos pela empresa.

Após essa recepção calorosa que New World recebeu, Jeff Bezos, imediatamente, declarou o jogo como uma vitória.

“Após algumas falhas e contratempos na divisão de videogames, nós [Amazon] temos um sucesso”, declarou o ex-CEO, e maior acionista da empresa, no Twitter. Bezos afirmou estar orgulhoso do time por trás da criação do jogo.

Abaixo desse Tweet, Bezos postou um link que direciona para a matéria escrita por Jason Schreier para o Bloomberg, publicada em janeiro deste ano, como forma de alfinetar quem duvidou da capacidade de uma das maiores empresas do mundo. Afinal de contas, ninguém pode subestimar a Amazon.

No entanto, apesar do bom início de New World, especialistas recomendam que a Amazon tenha cautela ao investir pesado no mercado de videogames.

Por outro lado, um analista da DFC Intelligence, firma especializada em análise de mercado da indústria de videogames, afirmou ainda ser muito cedo para considerar New World um sucesso.

“[New World] não é aquilo que consideramos como um grande jogo, no sentido de que, se não fosse feito pela Amazon, as pessoas não estariam dando essa enorme atenção”, afirma David Cole, analista da DFC.

O Amazon Games Studios lançou New World no dia 28 de setembro, disponível apenas para PC. No Steam, a versão base do jogo custa R$ 75,49.

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