Samsung revela o futuro dos chips: “3 nanômetros em 2022, 2 nm em 2025”

Samsung revela o futuro dos chips: “3 nanômetros em 2022, 2 nm em 2025”

A Samsung Eletronics, uma líder mundial na tecnologia de semicondutores revelou hoje seus planos para o processo de migração para chips de 3 e 2 nanômetros baseados na estrutura da própria empresa, Gate-All-Around. A revelação aconteceu durante o 5ª Samsung Foundry Forum.

A ideia da empresa é diminuir ainda mais a sua dependência com a Qualcomm, e por isso seus chips Exynos ganharão uma melhoria. Isso também se torna mais um passo para que ela seja uma forte concorrente no mercado de fornecedores.

Leia também:

Escassez de chips vai até o final de 2022, alerta Lisa Su, CEO da AMD
Apple e Intel planejam o lançamento de chips com 3 nanômetros

Samsung promete chips de 3 nanômetros para o ano que vem

3 nanômetros

Segundo a Samsung, ela já está se preparando para produzir os chips de 3 nanômetros em 2022. Eles trarão mais velocidade e eficiência energética, aumentando o poder de processamento em até 30% e garantindo uma economia de bateria de até 50%. Além disso eles também significarão menos gastos com insumos, reduzindo em 35% no máximo.

A chegada desses chips darão início a migração da tecnologia FINFET para a GAAFET, fazendo com que os semicondutores possam ter um design melhorado, multi-canal, que será o principal responsável pelo aumento no desempenho em relação aos atuais.

A produção dos novos chips de 3 nanômetro acontecerá ainda no ano que vem, o que significa uma grande chance de que o próximo Galaxy S22 chegue ainda com um chip de 5 nanômetros, provavelmente o Exynos 2200. Ainda não se sabe se os outros dispositivos lançados mais adiante em 2022 já contarão com o novo chip ou se ele será visto apenas a partir do Galaxy S23.

3 nanômetros

Além dos chips de 3 nanômetros, a Samsung também revelou seus planos para os de 2 nanômetros. Segundo a empresa sul-coreana, eles começarão a ser produzidos em 2025. Por enquanto ainda não existem muitos detalhes sobre eles, já que o foco ainda está nos chips de 3 nanômetros.

Vale lembrar que outras fornecedoras também já estão nesse caminho, já que a própria TSMC também prometeu seus chips de 3 nanômetros para o ano que vem, garantindo sua preferência de grandes marcas como Nvidia e Apple.

Esse passo da Samsung, se dado de forma correta, será grande para a empresa. Além de diminuir sua dependência em relação a Qualcomm, diminuir a resistência aos seus processadores Exynos e coloca-la como potencial fornecedoras para outras grandes empresas, também poderá trazer mais tranquilidade diante da atual escassez de semicondutores que está castigando o mercado e comprometendo o lançamento de diversos aparelhos.

Fonte: Samsung

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X