Site gratuito utiliza IA para restaurar fotos antigas e danificadas

Site gratuito utiliza IA para restaurar fotos antigas e danificadas

Um novo algoritmo de IA foi desenvolvido por pesquisadores na China e garante a restauração de fotos antigas e danificadas com uma qualidade superior. As fotos podem estar manchadas ou riscadas e até mesmo em baixa resolução. O software, que tem código aberto, consegue recuperar essas imagens em pouco tempo.

Ele foi denominado como GFP-GAN (que em tradução é algo como Rede Adversária Generativa Facial Pré-Generativa). Um de seus destaques é que ela consegue fazer a restauração sem mexer em elementos da foto, o que acaba tornando seu resultado melhor do que quando comparado a outros programas com a mesma funcionalidade.

Leia também:

DALL-E: esta IA gera imagens a partir de qualquer descrição e o resultado é surpreendente
Inteligência artificial mostra como seriam personagens clássicos de desenho na vida real

Restaurando fotos antigas com IA

O GFP-GAN usa um modelo de IA da NVIDIA, o StyleGAN-2, que é responsável principalmente por eliminar riscos e ruído das imagens, além de consertar marcas e vincos que aparecem depois da foto estar guardada e dobrada por muito tempo. Ele também consegue melhorar a imagem dando mais destaque aos detalhes escuros e melhorando o nível de cores através de um método de adivinhação.

O objetivo é apenas limpar a imagem, então ela consegue até preencher alguns espaços, porém não modifica a foto. Em comparação com outras ferramentas do tipo, isso acaba se tornando uma vantagem.

IA

Ela funciona tanto com fotografias antigas e de baixa qualidade que são passadas para o computador quanto com fotos digitais mas que acabaram saindo danificadas de alguma forma. Porém, os pesquisadores afirmaram que ainda existem algumas limitações para a ferramenta, e que, por isso, ocasionalmente pode ser que surjam algumas distorções no resultado final.

Para testar a ferramenta, é possível acessar o site, clicando aqui. Os pesquisadores já informaram quem um novo modelo mais avançado será lançado em breve, trazendo melhorias e uma detecção ainda mais precisa, com maior índice de acertos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X