CES 2023: ASUS apresenta Raikiri Pro, controle para Xbox com uma tela OLED integrada

CES 2023: ASUS apresenta Raikiri Pro, controle para Xbox com uma tela OLED integrada

A ASUS é uma das grandes empresas que está revelando seus novos produtos durante a CES 2023, e além de notebooks atualizados e periféricos diferenciados que prometem fazer sucesso no mercado, a empresa também aproveitou a oportunidade para apresentar seu mais novo controle premium para Xbox e PC, o ROG Raikiri Pro.

Um dos grandes destaques do novo controle é que ele conta com uma tela OLED que pode ser personalizada pelo usuário e fica na parte frontal superior do aparelho. Pode-se dizer que a tela é um recurso que foi inspirado nos smartphones da linha ROG Phone da empresa, o que pode ser bem interessante.

Leia também:

CES 2023: HyperX apresenta seu primeiro controle para Xbox
Empresa vai trazer de volta o clássico controle do Xbox 360

Raikiri Pro tem tela de 1,3 polegadas que pode ser personalizada

Raikiri Pro

O Raikiri Pro é mais uma opção de controle premium para quem quer ter uma experiência mais completa nos games tanto pelo Xbox quanto pelo PC. E como seu diferencial é a tela OLED, vamos começar falando um pouco sobre ela. É uma tela com 1,3 polegadas e conta com uma resolução de 128 x 40 pixels. Ou seja, ela não é grande, mas tem o tamanho suficiente para mostrar as informações dedicadas.

Essa tela fica logo acima do botão Xbox. Ela pode ser considerada uma inspiração nos smartphones ROG Phone justamente porque conta com um objetivo bem semelhante, que é de passar informações importantes e notificações. Assim, o usuário pode usá-la para trocar de perfil rapidamente, por exemplo, ou ver como está o status da bateria do controle, como está o nível da conexão caso esteja mais afastado do dispositivo e dá até mesmo para usar um “papel de parede” com uma imagem ou uma frase personalizada, deixando o controle ainda mais único.

Mas a tela não é o único ponto de destaque do Raikiri Pro. Ele também foi feito pensando nos jogadores mais exigentes justamente por ser um modelo premium, então apresenta alguns diferenciais em relação a controles “padrões”. Um deles é a presença do direcional digital que agora vem no formato de um X ao invés de uma cruz.

Raikiri Pro

Outra melhoria é que ele apresenta os controles na parte traseira que são customizáveis. No Raikiri Pro é ainda melhor porque a quantidade desses botões subiu de 2 para 4. O usuário pode usar o programa Armoury Crate da própria Asus para configurar esses botões e escolher quais ações cada um deles vai executar no jogo.

O novo controle também conta com a Tri-Mode Connectivity, que permite que ele possa ser conectado tanto pelo cabo USB-C quanto de forma wireless pelo Bluetooth 5.0 ou um dongle de 2,4 GHz. Nesse caso o controle também oferece a função Adaptive Frequency Hopping (AFH), que consegue configurar automaticamente uma faixa de frequência para reduzir a latência e impedir que haja uma interferência com outros aparelhos por perto.

Porém, vale ressaltar que o Raikiri Pro só pode ser usado de forma sem fio no PC, e não no Xbox, já que a conectividade wireless do console da Microsoft é um pouco mais complicada.

Além dessas melhorias em relação a versão padrão do controle, ele também já vem com alguns recursos que podem ser encontrados nela e que já se tornaram básicos como os gatilhos com ajuste de altura a depender do tipo de jogo (garantindo uma ativação mais rápida ou um controle maior da pressão) e o DAC ESS já embutido e garantindo áudio de alta definição e função de mutar o microfone, mas que só funciona quando ele está conectado com fio.

Preço e disponibilidade

Por enquanto o ASUS ROG Raikiri pro ainda não conta com informações sobre o preço e nem quando estará disponível para vendas, já que a empresa só apresentou o produto na feira e não lançou. Porém, a ASUS deixou claro que o novo controle deverá já estar disponível para vendas nas lojas ainda durante o primeiro trimestre de 2023, ou seja, entre janeiro e março, então não está muito longe.

Também não é possível saber se ele será vendido aqui no Brasil, mas como nem mesmo o modelo padrão da linha está disponível por aqui, é uma possibilidade não muito grande.

Fonte: gamespot

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X