YouTube começa a bloquear acesso a vídeos se você tiver um adblocker instalado

YouTube começa a bloquear acesso a vídeos se você tiver um adblocker instalado

O YouTube, maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, parece estar tomando medidas para restringir o uso de ferramentas de bloqueio de anúncios.

De acordo com relatos de usuários no Reddit, a plataforma começou a exibir uma mensagem alertando sobre um limite de vídeos que podem ser assistidos com um bloqueador de anúncios ativado.

Leia também
O que é o YouTube Premium e como funciona?
Qual a diferença entre YouTube Music e YouTube Premium?

Fim dos adblockers para o YouTube?

YouTube bloqueia adblocker

A mensagem, que aparece para uma pequena parcela de usuários, indica que o YouTube está testando a possibilidade de limitar a quantidade de vídeos que podem ser reproduzidos durante o uso de bloqueadores de anúncios, também conhecidos como “adblockers”. No caso relatado, o usuário só pode assistir a três vídeos enquanto o bloqueador de anúncios está ativado.

Após assistir aos três vídeos permitidos, o reprodutor de vídeo do YouTube é bloqueado. Para voltar a acessar o conteúdo sem restrições, o usuário precisa desativar o bloqueador de anúncios do navegador utilizado ou configurar a ferramenta para não remover as propagandas do YouTube.

A mensagem da plataforma de streaming ressalta que “os anúncios permitem que o YouTube seja gratuito para bilhões de pessoas em todo o mundo“. Este experimento surge em um momento em que o YouTube está enfrentando uma queda na receita gerada com propaganda, pois os anunciantes parecem estar investindo cada vez menos em publicidade na plataforma.

Aumento na quantidade de anúncios

No ano passado, a plataforma testou a exibição de até 10 anúncios ininterruptos antes do início de um vídeo. Esses anúncios, conhecidos como “bumper ads”, têm duração de até 6 segundos e não podem ser pulados. Com a exibição de 10 anúncios consecutivos, os usuários acabam passando um minuto inteiro assistindo a publicidade antes de poderem começar a ver o vídeo desejado.

Além disso, o YouTube também está experimentando a exibição de anúncios durante a pausa de um vídeo para os usuários que assistem ao conteúdo em suas TVs. Nesse caso, o vídeo em exibição diminui de tamanho para abrir espaço para um anúncio na parte direita da tela.

Tudo isso faz parte de um esforço maior do YouTube para aumentar a receita publicitária. No entanto, essas práticas têm gerado insatisfação entre os usuários, que se sentem incomodados com a quantidade excessiva de anúncios.

Google está forçando usuários a assinarem o YouTube Premium

YouTube Premium

Para os usuários que não desejam ver anúncios, a plataforma recomenda a assinatura do YouTube Premium. Este é um serviço de assinatura que remove toda a publicidade dos vídeos e inclui benefícios adicionais. Um deles é o YouTube Music, plataforma de streaming de músicas da empresa.

As especulações de que o YouTube começaria a restringir o uso de bloqueadores de anúncios surgiram no mês passado, quando um usuário encontrou uma mensagem que alertava: “Bloqueadores de anúncios não são permitidos no YouTube“. A nova mensagem que alerta sobre a restrição para assistir apenas três vídeos com um bloqueador de anúncios é semelhante a essa.

Ainda não está claro se o YouTube está realmente testando essa limitação de consumo de conteúdo na plataforma. Se for o caso, é provável que a empresa esteja realizando os experimentos iniciais com um número muito pequeno de usuários.

O Google, empresa mãe do YouTube, ainda não comentou sobre uma suposta nova política para os bloqueadores de anúncios na plataforma de vídeos, portanto, a abrangência das restrições ainda é desconhecida.

Fonte: Reddit

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X