Análise do Windows Home Server

Análise do Windows Home Server

O site Ars Technica publicou um review sobre o Windows Home Server. Anunciado no começo desse ano, ele trouxe grandes expectativas e muitas dúvidas: o que realmente ele teria de novo que não pudesse ser feito com as soluções atuais?

Ele vem para gerenciar dados em grande quantidade em casas, similar ao que um servidor faria em empresas. Centralizar backups, acesso e administração. O público alvo é bem específico, segundo a Microsoft: famílias com conexão banda larga de 2 MBps ou mais, e computadores compartilhando a conexão. Essas famílias muitas vezes têm também câmeras digitais, impressoras coloridas e consoles de jogos, mas muitas não se sentem seguras com o backup dos dados.

Com o Windows Home Server, a Microsoft pretende simplificar como os arquivos são armazenados. Até aí, tudo bem, mas onde entram tarefas como compartilhamento de mídia, acesso remoto, etc? Entra na era das “casas digitais”, lembra bem o Windows Media Center.

Interligar equipamentos e gerenciá-los com um único computador, acessando-o remotamente dos mais diversos aparelhos (celulares, TVs, controle remoto e claro, o próprio PC).

Apesar de suas características lembrarem sistemas para servidor de pequenas empresas, ele é totalmente voltado aos usuários domésticos.

Na análise são apresentados e comentados os recursos de backup e armazenamento, além de alguns screenshots. A interface dele torna bem fácil a administração, afinal é um “servidor doméstico” e será operado por pessoas comuns:

winhs

Tela do estado da rede doméstica, indicando se há problemas ou tudo ocorre bem.

Veja a análise completa em:

http://arstechnica.com/reviews/os/Windows-Home-Server-the-Ars-Technica-review.ars/1

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X