Aplicações Linux leves, para PCs antigos

Por:
Aplicações Linux leves, para PCs antigos

Razvan T. Coloja publicou no site Linux.com um artigo com algumas recomendações para usar um sistema Linux totalmente funcional, em PCs antigos e com poucos recursos. Na situação de um amigo do autor, o processador VIA de 1 GHz com 128 MB de RAM rodava o Ubuntu – imagine o ridículo desempenho do Gnome.

Uma das saídas é usar um ambiente leve, como o Fluxbox. Para quem reclama dele ser “chato”, estranho, bem diferente do KDE e Gnome, a dica é experimentar usar o iDesk. Este coloca ícones no topo da área de trabalho do Fluxbox. Os ícones são arquivos de texto puro, facilmente editáveis. Aplicando alguns temas e modificações fáceis de serem feitas, você pode obter um visual bastante agradável, que lembra o Gnome:

imglinuxleve

A outra questão, além do ambiente, são as aplicações. Com 128 MB apenas, rodar distros Linux de hoje é impraticável. No artigo ele recomenda alguns programas em substituição aos mais usados, que dão conta do recado consumindo poucos recursos da máquina. Os programas leves sugeridos são:

  • PCManFM, como gerenciador de arquivos, que com o tema Tango fica bem próximo visualmente do Nautilus.
  • GPicView, como visualizador de imagens. Há também o Mirage, que consome um pouco mais de memória, mas fornece mais recursos do que o GPicView, incluindo exibição em miniaturas.
  • Para reprodução de vídeo, a escolha fica com o MPlayer sem GUI, associando os arquivos no PCManFM, para abri-los diretamente.
  • Como navegador ele sugeriu o Midori, mas pode-se usar também o Firefox ou o Flock, baseado no Firefox. O Firefox é pesado, mas algumas soluções baseadas nele não são tanto assim.
  • Um tocador de áudio leve é o Decibel Audio Player, que apesar de poucos recursos, roda bem em micros com pouca memória.
  • Deluge para cliente BitTorrent, que pode ser acessado com interface via web, sendo relativamente leve.
  • ePDFView como visualizador de PDFs, bem mais leve do que o oficial da Adobe.
  • Entre outros, como Claws (cliente de e-mail), Abiword (para ler e editar arquivos .doc), Gnumeric (para planilhas), Kazehakase (um outro navegador leve), Graveman (gravação de CDs/DVDs).

No final do artigo, que é pequeno, ele mostra como iniciar algumas aplicações automaticamente com o Fluxbox, para ter o sistema “pronto” para uso. Quem gosta ou precisa otimizar um sistema Linux para micros fraquinhos, pode se beneficiar bastante das dicas. Leia em:

http://www.linux.com/feature/128940

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X