Meu computador de mão

Meu computador de mão

Por Max Raven

Bem amigos do Max.INFO, como disse a algum tempo, estava interessando em um Smartphone, pois bem, estou com ele aqui já a algum tempo e hoje quero compartilhar com vocês minhas impressões, não só quanto ao aparelho em si e seus softwares, mas também falar um pouco sobre o uso de maquinas como esta e seu impacto no meu dia a dia.

Como disse em outra oportunidade, estava interessando em uma solução simples, barata e pratica para mobilidade. Também tinha a necessidade de um upgrade no meu celular, simplesmente não aguentava mais o Siemens C72 e suas deficiências. Nisso caiu em minhas mãos o livro Smartphones, Guia Pratico do Morimoto, este foi crucial, abriu meus olhos para esta possibilidade. Até aquele momento eu era mais um que pensava que um aparelho desses era algo supérfluo, que não iria agregar nada e que eu não precisava pagar o preço de algo “sofisticado” apenas para receber ligações e tirar umas “fotinhas” bonitas.

É, como eu estava enganado, pelo livro, vi que com um smartphone, além de fazer o upgrade que precisava, ainda iria agregar uma serie de funções, como navegação, leitura de emails, player de vídeo e até twitter, coisas que nem daria para sonhar em um celular normal, a não ser que eu tivesse afim de ficar sem as calças ao acessar via WAP. Com o ele consegui uma mobilidade que não esperava, ou melhor, até esperava, mas nem imaginava que seria tanta com uma aparelho tão pequeno, imaginava que só com um netbook conseguiria algo assim.

Nisso, enquanto dava forma a este meu novo desejo, conversava com o Carlos Morimoto quanto ao livro, falei para ele deste meu interesse e nisso ele me perguntou se eu não estava interessado em um dos aparelhos usados para escrever o livro, ou seja, o Nokia 6120 classic ou o Motorola Q8 (que parece ainda estar a venda), afinal o livro já estava publicado, ele usa o Nokia E71, então os dois aparelhos iriam ficar lá parados.

Confesso que tenho um certo preconceito quanto a Motorola, já tive um época dos tijolos e só me dei mal com ele, depois daquilo passei a ter preferencia por Nokia, mas no fim estava com aquele péssimo Siemens, marca da qual juro não comprar mais nada (até eu precisar de um Raio-X ou ultra-sonografia aqui na cidade, no hospital só tem equipamento Siemens hehe), então, obviamente, optei pelo 6120 classic, aquele mesmo que aparece no livro e numa serie de postagens no blog do Morimoto, até peguei esta foto emprestada, sem hotlink:

6120classic-300x225

Nokia 6120 classic, do livro para minha mão

Acertado um preço bem camarada, uns dois dias depois estava com o aparelho em mãos e ainda veio com alguns acessórios extras, como um hub USB, um carregador para USB e uma bateria extra, bem que ele fala, essas baterias xing-lings não duram quase nada, a original aguenta bem quase um dia inteiro de uso, isso com 3G em uso, ouvindo musicas e tudo mais, já a imitação não aguenta umas horinhas.

Mas, voltando a falar do aparelho em si, ele é o diz ser, ou seja, o mais básico dos smartphones da Nokia, contudo possibilita boa navegação, áudio e vídeo honestos, fotos legais até a noite (isso para meus padrões, que não são muito rígidos). Todo o armazenamento de documentos que fazia em pendrive para possível impressão na rua (tenho copia digital de uns documentos de trabalho que vira e mexe acabo precisando, tenho de andar com eles) foi transferido para ele, com a vantagem de poder visualizar. Também acabei transformando ele numa especie de leitor de ebook, converto algumas coisas para PDF (isso quando já não baixo neste formato) e depois nas filas, no ônibus, nos chás de cadeira que tomo sempre, acabo tendo o que ler.

No uso da internet nem tenho muito que falar, simplesmente simples e pratico. Acesso todos os sites que necessito por ele, dou manutenção no blog por ele e até comento, pena que sou meio travado no uso do T9, então para digitar poucas linhas levo um bom tempo, mas uma hora eu acerto a mão. Isso também se aplica ao uso do IM. Aqui tenho usado o Parlingo, um cliente que acessa diversas plataformas, mas estou usando apenas para o MSN, até porque os mesmos do Gtalk estão no MSN, não há a necessidade de abrir os dois. Já para diversão online há o bom cliente para o YouTube, o MobiTubia, que, além de exibir os vídeos normalmente como se eu estivesse indo ao site, também salva no cartão para assistir depois, inclusive possibilita eu baixar aqui no PC e transferir para o smartphone para depois sim assistir, mas estas aplicações já são indicação do Morimoto em seu livro, inclusive há varias outras indicações. Já eu, por precisar de umas “utilidades” diferentes dele, indico o bom cliente para twitter, o twibble, visual simples, mas leve e eficiente, sem contar que, como os outros, também é gratuito.

Falando em twitter, tá ai uma ferramenta que eu não dava nada, achava que era mais uma modinha, mas nada, até que é bem útil, desde que você siga pessoas e grupos que tenham realmente o que dizer. Há horas que está mais útil que meu leitor de feeds. Sem contar que é praticamente um IM publico, onde pode “conversar” com pessoas que, geralmente, não se tem muito contato.

Voltando a tema comunicação, tenho feito testes com o uso de VoIP via smartphone, instalei o Fring, que suporta tanto o uso do protocolo do Skype como o SIP, até o momento só usei o Skype, mas pretendo, logo, contratar algum serviço onde eu tenha um numero de entrada, bem provável que seja o Vono mesmo, que usei logo após seu lançamento pela GVT, mas a época a minha banda larga era tão estreita que ficava horrível, usei por uns 2 meses e nunca mais, isso tem alguns anos já, vou ter de criar outra conta.

Já no Skype a coisa até que vai bem, a qualidade das chamadas até que são boas, contudo tem de ter bateria reserva, por dois dias fiz testes, deixei o Fring ligado direto, a bateria só durou por volta de 4 horas, muito embora, durante este período acessei também o Google Maps, meu email e internet também, ou seja, usei normal concomitante outras funções do aparelho. Contudo é bom eu me coçar a comprar um bateria extra, mas original, pois as xing-lings não aguentam mesmo.

Engraçado de tudo isso é que a função celular mesmo foi uma das poucas que não senti falta, embora tenha um chip de voz, praticamente não uso, acabo usando mais o chip da Oi, como esqueci de desbloquear o aparelho (tenho de voltar lá na loja da Claro para isso, mas da ultima vez que estava lá fui sem a nota fiscal, ai já viu) vou usando o Siemens para isso, mas, se tudo correr bem com o uso do VoIP, fique do jeito que está.

Bem, como podem ver, praticamente este smartphone da Nokia tornou-se meu computador de mão, o 6120 classic mostrou-se competente, simplesmente pratico, só falta agora um notebook ou mesmo um netbook para tornar minha mobilidade completa, ai sim vocês não vão me aguentar aqui, postando o tempo inteiro. Quem sabe no final do ano não acho um usado e com bom preço.

Agora, se me dão licença, vou ali para a cama onde vou ficar curtindo uma musica ou ver um show do AC/DC na telinha do meu mini-pc. Até mais.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X