LTSP 5.2: Muito mais fácil de usar

LTSP 5.2: Muito mais fácil de usar

Depois de quase dois anos de desenvolvimento, finalmente está disponível a versão final do LTSP 5.2. Para quem passou as últimas décadas escondido dentro de um abrigo nuclear, o LTSP é o popular sistema de terminais remotos, que permite reduzir o custo e simplificar a administração de redes ou laboratórios, transformando os clientes em terminais leves.

img

O LTSP utiliza uma combinação de vários serviços para permitir que as estações não apenas rodem aplicativos instalados no servidor, mas realmente dêem boot via rede, baixando todos os softwares de que precisam diretamente do servidor. Não é preciso ter HD nem CD-ROM nas estações, apenas configurar o BIOS para dar boot através da rede, ou usar um disquete ou CD de boot (no caso das máquinas antigas).

O LTSP 5.2 oferece duas grandes vantagens em relação às versões anteriores. A primeira é o uso do SSH para a execução dos aplicativos, o que torna as conexões remotas bastante seguras, garantindo a confidencialidade mesmo que algum engraçadinho resolva snifar a rede para tentar capturar dados.

A segunda é a instalação, que se tornou muito mais simples. Em vez de precisar executar uma série de passos manuais, instalando e configurando o DHCP, TFTP, NFS e XDMCP, a instalação se tornou quase automática, com a instalação de um único pacote, que instala todos os outros necessários através do sistema de dependências.

Além do sistema tradicional de rodar todos os aplicativos remotamente (thin-client), o LTSP 5.x oferece também um sistema aperfeiçoado de fat-client, onde o cliente roda alguns aplicativos selecionados localmente, com suporte a aceleração 3D. Assim como nas versões anteriores, está disponível também o suporte ao uso de som e de unidades de armazenamento (pendrives, CD-ROM, etc.) espetadas nas estações.

O LTSP é capaz também de rodar seções remotas de servidores Windows através do rdesktop e, como uma última novidade para o LTSP 5.2, está disponível também um sistema de processamento em cluster para o servidor (o ltsp-cluster) que permite criar redes maiores, dividindo o processamento entre dois ou mais servidores.

Veja o anúncio oficial:

http://www.stgraber.org/2010/02/21/ltsp-52-out

Página do LTSP:

http://ltsp.org

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X