A saga de Sam Altman: de CEO da OpenAI para CEO de time de IA da Microsoft

A saga de Sam Altman: de CEO da OpenAI para CEO de time de IA da Microsoft

O final de semana foi bem conturbado para Sam Altman. Pegando muitos de surpresa, no final da sexta-feira passada, a administração da OpenAI informou que o CEO da empresa tinha sido demitido e que deixaria tanto a empresa quanto o conselho de diretores.

Diante do acontecido, a Microsoft reforçou seu compromisso com a OpenAI e recentemente anunciou que Altman iria liderar uma nova equipe de Inteligência Artificial dentro da empresa. Entenda melhor a história.

Leia também:

CEO da OpenAI critica inteligência artificial de Elon Musk por “humor boomer e cringe”
ChatGPT atingiu a marca de 100 milhões de usuários semanais

A saída de Sam Altman da OpenAI

Sam Altman

Sam Altman, que co-fundou a OpenAI com Elon Musk em 2015, tornou-se uma figura proeminente à medida que a tecnologia de IA generativa ganhou destaque no último ano. Além de liderar a OpenAI, Altman já foi presidente da Y Combinator, destacando-se em painéis do Congresso, comitês e fóruns de inteligência artificial.

Altman, que atuava como CEO da OpenAI desde 2019, desempenhou um papel fundamental no lançamento do ChatGPT em novembro de 2022, um sistema de IA conversacional que impulsionou o boom da IA generativa.

Por isso, muitos foram pegos de surpresa no final da semana passada quando o anúncio da sua demissão se tornou público. Como ele sempre esteve envolvido com a promoção da OpenAI e até mesmo no desenvolvimento dos produtos poucos dias antes do acontecido, tudo pareceu muito abrupto.

Principalmente porque na semana passada ele estava no palco do DevDay da OpenAI para anunciar a chegada da plataforma GPT-4 Turbo e melhorias para o sistema de IA generativo da empresa.

Sam Altman não foi o único a sair

Sam Altman

A remoção de Altman segue um processo de revisão interna que concluiu que suas comunicações com o conselho não foram consistentemente francas, prejudicando a capacidade deste de exercer suas responsabilidades. O conselho anunciou que não tem mais confiança na habilidade do ex-CEO de liderar a OpenAI, resultando em sua demissão imediata.

Em resposta à demissão de Altman, Mira Murati, Chief Technology Officer da OpenAI, foi nomeada CEO interina. O conselho expressou confiança em suas habilidades de liderança, destacando sua experiência nas funções de pesquisa, produto e segurança da empresa como qualificações excepcionais para assumir o papel durante o período de transição.

Esse conselho da OpenAI até então era formado pelo cientista chefe da empresa, Ilya Sutskever, pelo Chairman e Presidente Greg Brockman e também por consultores independentes como Adam D’Angleo, Tasha McCauley e Helen Toner. Sam Altman também era considerado como um consultor independente.

Porém, pouco tempo depois, Brockman também foi notificado de que deveria renunciar ao cargo de Presidente da empresa. Em relação a Ilya Sutskever, ele postou no X recentemente que “se arrependia profundamente da sua participação nas ações do conselho” e que “nunca teve a intenção de prejudicar a OpenAI”, que “ama tudo que construíram juntos” e que “fará tudo que puder para reunir a empresa”.

A postura da Microsoft e a parceria com a OpenAI

A notícia da demissão de Altman também teve impacto nas negociações de mercado da Microsoft, que assinou uma parceria multibilionária com a OpenAI em janeiro. Apesar da queda nas ações, a Microsoft afirmou que manterá sua parceria existente com a OpenAI. De acordo com relatórios, a Microsoft permanecerá comprometida com Mira Murati e sua equipe durante a próxima era de IA.

E empresa foi além. Agora já é oficial que Sam Altman e Greg Brockman vão liderar uma nova equipe dedicada a estudo e evolução da IA dentro da Microsoft. A notícia veio principalmente de uma declaração feita por Satya Nadella, o CEO a empresa, no X.

Em uma postagem feita no domingo a noite, ele anunciou que:

“Continuamos comprometidos com a nossa parceria com a OpenAI e temos confiança no nosso roteiro de produtos, na nossa capacidade de continuar a inovar com tudo o que anunciamos no Microsoft Ignite e em continuar a apoiar os nossos clientes e parceiros. Estamos ansiosos para conhecer Emmett Shear e a nova equipe de liderança da OAI e trabalhar com eles. E estamos extremamente entusiasmados em compartilhar a notícia de que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com colegas, se juntarão à Microsoft para liderar uma nova equipe de pesquisa avançada em IA. Esperamos agir rapidamente para fornecer-lhes os recursos necessários para o seu sucesso.”

Depois disso, Altman fez uma postagem no X dizendo que “a missão continua”. Em resposta, Nadella disse que estava super empolgado em ter Altman como CEO do novo grupo. “Aprendemos muito ao longo dos anos sobre como dar aos fundadores e inovadores espaço para construir identidades e culturas independentes dentro da Microsoft, incluindo GitHub, Mojang Studios”.

Com tantas reviravoltas ainda é muito possível que essa história esteja apenas começando, até porque o fato da Microsoft ter uma própria equipe de investigação IA, agora liderada por dois grandes nomes da OpenAI pode ser um divisor de águas nessa parceria.

O que nos resta a fazer é sentar e esperar para ver no que isso vai dar.

Fonte: Engadget [1] [2]

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X