Anatel lança site para consumidores compararem planos de celular, TV, fixo e banda larga

Anatel lança site para consumidores compararem planos de celular, TV, fixo e banda larga

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou ao público uma ferramenta com o objetivo de auxiliar os consumidores na tarefa de escolher entre as mais variadas ofertas de planos e combos das empresas de telecomunicações.

O portal Anatel Busca Ofertas foi desenvolvido para centralizar e simplificar a busca por diferentes ofertas de TV por assinatura, banda larga fixa, telefonia celular e serviço de telefone fixo. Ao compilar tais ofertas de várias empresas em uma única localização virtual, torna-se mais simples para os interessados encontrar o melhor equilíbrio possível entre custos e benefícios. Nos próximos parágrafos trago mais detal hes sobre a novidade.

Leia também
Anatel revela que Vivo é a operadora com mais reclamações; Claro e TIM tem as velocidades mais baixas na internet móvel
Novo sistema de validação de chamadas da Anatel mostrará motivo das ligações de telemarketing na tela

Como funciona o Anatel Busca Ofertas

Anatel Busca Ofertas

Os interessados podem acessar rapidamente o site Anatel Busca Ofertas por meio de um navegador convencional, seja por um computador ou até mesmo em um smartphone. A agência reguladora ressalta que essa funcionalidade proporciona a maior facilidade na manutenção das propostas das operadoras, viabilizando um processo de atualização e retificação de dados extremamente ágil e eficiente.

Por meio deste sistema, são exibidos diversos tipos de planos, abrangendo desde a telefonia móvel até serviços de banda larga, passando por pacotes fixos e opções de combos que englobam mais de uma modalidade de serviço.

É possível realizar comparações criteriosas entre diferentes pacotes configuráveis, iniciando pela escolha de pelo menos dois serviços distintos para a análise comparativa. Essa ferramenta não apenas lista as possibilidades disponíveis, mas também detalha e compara as várias ofertas de telecomunicações existentes em cada cidade brasileira.

Os usuários têm ao seu dispor filtros variados, contemplando nome da oferta, operadora responsável, faixa de preço, características técnicas específicas e condições de fidelidade exigidas, antes de direcionar o consumidor diretamente ao site da empresa prestadora para efetuar a contratação do serviço desejado.

Anatel Busca Ofertas não tem todas as operadoras e planos

Anatel lança ferramenta online grátis para comparar ofertas de operadoras - Canaltech

Eu testei o portal Anatel Busca Ofertas por alguns minutos. E parece que a plataforma ainda não está totalmente pronta, pois apareceram vários erros e imprecisões. Isso mostra que talvez ela tenha sido lançada rápido demais.

O principal problema que percebi é que nem todos os planos e operadoras estão lá. Por exemplo, quando se procura por pacotes de celular, não se acha os da TIM ou das operadoras virtuais. Só aparecem opções da Claro e Vivo.

Também constatei a ausência de planos de banda larga oferecidos por provedores de pequeno porte ou de âmbito local, o que representa uma lacuna importante no serviço. Seria interessante se houvesse um engajamento total das operadoras no projeto Anatel Busca Ofertas, bem como a capacidade de consulta de cobertura de serviço filtrada por CEP específico. Tomemos, como exemplo, a região metropolitana de São Paulo (SP), onde há registro de mais de 700 empresas operantes no ramo, cada qual com a sua capacidade de cobertura.

Segundo informações da própria Anatel, cabe às prestadoras de serviço a responsabilidade de submeter informações atualizadas sobre seus respectivos planos de telecomunicações. Estas devem ser enviadas principalmente através de arquivos estruturados adequadamente.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Anatel aventura-se em esforços similares neste campo. Em 2020, por exemplo, foi lançado o aplicativo Anatel Comparador, que tinha o mesmo objetivo do portal que foi lançado agora. Apesar de ainda figurar nas plataformas de download de aplicativos, o aplicativo simplesmente não funciona mais. Eles poderiam pelo menos remover o app da Play Store e App Store.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X