OpenOffice foi baixado 50 milhões de vezes nas mãos da Apache

OpenOffice foi baixado 50 milhões de vezes nas mãos da Apache

Nesta semana a Apache Software Foundation divulgou que o OpenOffice foi baixado 50 milhões de vezes sob seu comando, desde o lançamento do OpenOffice 3.4 em maio de 2012.

O projeto ficou quase largado pela Oracle, que depois de uma longa novela decidiu doá-lo à fundação Apache. Foi tarde, já que durante as indefinições foi criado o fork LibreOffice, que rapidamente ganhou adeptos e dominou boa parte das distribuições Linux.

No anúncio da marca dos 50 milhões de downloads a Apache divulga diversos gráficos e estatísticas sobre os downloads do programa nesse tempo (sobre os downloads no site oficial; não sobre o uso).

No Windows, por exemplo, plataforma líder de uso do OpenOffice, a maioria dos usuários o baixou usando o Windows 7 (cerca de 60%), seguido pelo Windows XP (cerca de 30%).

Gráfico por sistema:

Apesar de ser open source e ter sido popularizado entre muitos usuários Linux na última década, mais usuários de OS X do que de Linux baixaram o OpenOffice no último ano. Isso provavelmente se dá por dois motivos: boa parte das grandes distros passou a usar o LibreOffice por padrão; e normalmente as distros usam gerenciadores de pacotes com repositórios espalhados por diversos mirrors, onde os downloads não entram na contagem do site da Apache.

Confira os outros dados (não tão interessantes assim) no anúncio.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X