Boom da inteligência artifificial impulsiona mercado de memória para servidor

Boom da inteligência artifificial impulsiona mercado de memória para servidor

Segundo análise da Trendforce, em 2023 o mercado de DRAM para servidores ultrapassará a produção de chips de memória para smartphones. Enquanto no segmento de celulares há uma clara saturação e a quantidade média de memória muda pouco e uma geração para outra, a área de servidores está voando, impulsionada pelo boom de serviços ligados a inteligência artificial. Panorama que ganhou ainda mais tração após o lançamento bem-sucedido do ChatGPT.

A tendência, segundo as previsões da TrenForce, é que o crescimento na produção de DRAM para servidores siga crescendo. O gráfico abaixo, divulgado pela companhia, compara a representação do mercado de memória para mobile e para servidores, em termos percentuais, nos últimos anos. Em 2023, a expectativa é que o segmento de DRAM para servidor represente 37,6% do mercado, enquanto no mobile deve ficar com 36,8%.

A corrida pela IA acelerou um panorama altamente favorável aos fornecedores desses chips. Segmento que mostrava um crescimento exponencial a partir da pandemia de COVID-19, que fez disparar o uso de serviços baseados em nuvem.

Você também deve ler!

Bill Gates: inteligência artificial é tão importante quanto o PC ou a internet

13 curiosidades sobre a inteligência artificial

Além da esfera dos chips de memória, companhias como a NVIDIA serão altamente beneficiadas nos próximos anos com o mundo se concentrando em IA. Além de suas placas de vídeo para o mercado doméstico e até mesmo profissional, a empresa é um player fortíssimo no campo da HPC – High-Performance Computing, com seus aceleradores para data centers.

Esses aceleradores, que passam por um conjunto de hardware e software, são essenciais para grandes servidores, com cargas de trabalho vorazes, que envolvem IA conversacional, sistemas de recomendação e visão computacional, já que aceleram o treinamento da IA, e também representam economia de custos.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X