Brasileiros criam RTX 4090 Super; 13% mais poderosa que a 4090

Brasileiros criam RTX 4090 Super; 13% mais poderosa que a 4090

O TecLab, liderado por Ronaldo Buassali, agregou mais um feito notável em termos de customização de placas de vídeo. Eles simplesmente criaram o que seria a versão Super da RTX 4090. Oficialmente, essa placa nem existe no portfólio da NVIDIA, mas nada que modders não consigam colocar em prática. Esse modelo entrega 13% mais performance que a RTX 4090, considerando o teste na ferramenta de benchmark Superposition, no preset 8K.

O projeto partiu de utilizar o chip AD102, GPU que equipa a RTX 4090, no PCB da RTX 3090 Ti da linha HOF (Hall of Fame) da GALAX, o que garantiu um sistema de energia de 28 fases e dois conectores 12VHPWR de 12 + 4 (C). Os chips de memória também foram alterados. Ao invés dos módulos GDDR6X padrão de 21 Gbps, a modificação do TecLaB recebeu opções de 24 Gbps. Alterações na BIOs e outras configurações foram necessárias para que tudo funcionasse.

Ao invés de uma carenagem tendo como elemento ativo de dissipação as tradicionais ventoinhas, o projeto recebeu um waterblock, para que a VGA pudesse ser integrado a um sistema watercooler personalizado.

Evidentemente o TecLab, referência em termos de overclock, não deixou passar a ideia de testar essa placa de maneira extrema. Recorrendo a nitrogênio líquido (L2N) para o resfriamento, a GPU operou a 3.0 GHz e os módulos de memória alcançaram 26 Gbps. Nesse cenário, a melhoria de performance foi de 40%.

Abaixo você pode conferir o teste completo:

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X