CEO do Instagram terá que explicar ao governo dos EUA os efeitos nocivos da rede social em jovens

CEO do Instagram terá que explicar ao governo dos EUA os efeitos nocivos da rede social em jovens

O CEO do Instagram, Adam Mosseri, irá testemunhar no Congresso dos Estados Unidos a respeito dos efeitos nocivos que a rede social provoca em crianças e adolescentes. O depoimento será feito no mês que vem (dezembro), durante um painel do subcomitê de proteção ao consumidor.

Esse painel tem como foco principal o bem-estar de crianças e adolescentes que podem ter a saúde mental prejudicada devido ao uso excessivo do Instagram.

Leia também
Em pesquisa vazada, Facebook admite o efeito negativo do Instagram em adolescentes
Como excluir o Instagram de forma definitiva

Inicialmente quem iria testemunhar seria o Mark Zuckerberg em pessoa, fundador do Facebook (que hoje se chama Meta). Mas o senador Richard Blumenthal solicitou que fosse o CEO do Instagram que comparecesse.

Foi esse mesmo senador que presidiu o subcomitê que deu origem ao caso Facebook Papers. Caso você não se lembre, o Facebook Papers foi uma série de artigos publicados no Wall Street Journal que davam conta de vários escândalos internos no Facebook. A maioria referente a privacidade dos usuários.

Richard Blumenthal

Outro nome importante nessa história toda é a de Francis Haugen. Ela foi gerente de produto no Facebook. Foi ela quem vazou os diversos documentos internos da companhia. Dentre eles há um relatório que diz que o Facebook tem um “ranking baseado em engajamento no Instagram que pode fazer com que crianças deixem de ver receitas saudáveis… para verem um conteúdo que promove anorexia, em um período de tempo muito curto”.

Essa será a primeira vez que o CEO do Instagram, Adam Mosseri, irá depor perante o Congresso dos Estados Unidos. O Mark Zuckerberg já foi 4 vezes, todas relacionadas com algum escândalo de privacidade. Ao New York Times o senador disse:

Ele [Mosseri] é o chefe do Instagram, e o país inteiro está perguntando sobre o porquê de o Instagram e outras plataformas de tecnologia terem criado tanto perigo ao direcionar crianças a conteúdos tóxicos por meio de algoritmos imensamente poderosos.

Francis Haugen
Francis Haugen vazou diversos documentos confidenciais do Facebook

Os planos do senador Richard Blumenthal são de pedir que Adam Mosseri torne público o ranking e o algoritmo de recomendação do Instagram. Dessa forma, especialistas podem analisar como o Instagram está tornando conteúdo nocivo mais acessível para crianças e adolescentes. O mesmo foi prometido por representantes do Snapchat, TikTok e YouTube.

Além disso, o senador vai pedir explicações a Adam Mosseri sobre quais os riscos que o algoritmo de indicação do Instagram pode ter sobre crianças. Um grupo de advogados-gerais dos EUA também está realizando uma investigação paralela sobre os efeitos do Instagram em crianças e adolescentes.

A empresa já está ciente disso. Inclusive, está trabalhando em funções para amenizar os efeitos do uso excessivo da rede social. Por exemplo, em breve o Instagram vai adicionar um modo para os jovens darem um tempo de seus perfis. Além disso, haverá notificações para usuários que estejam obcecados por um único assunto. Mas a gente sabe que para quem está obcecado por algo, uma simples notificação não servirá de absolutamente nada.

A verdade é que toda essa tecnologia e exposição excessiva a telas, redes sociais e informações ultra-rápidas é algo muito recente. Agora que a nossa sociedade está começando a medir os efeitos nocivos disso tudo.

Eu vejo como sendo algo similar ao cigarro. No passado era comum e bonito fumar. Todo mundo fumava. Nos aeroportos, elevadores, aviões, cafeterias, escritórios… À medida que foi se conhecendo os efeitos nocivos do tabaco, foram se criando leis e regulamentações específicas. Acredito que o mesmo acontecerá com a internet e as redes sociais.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X