Chrome terá opção de restauração das opções, para evitar malwares

Chrome terá opção de restauração das opções, para evitar malwares

Compilações recentes do Chromium incluem uma opção para resetar boa parte das configurações do navegador ao estado original. Pode não parecer, mas o recurso será muito bem recebido para amigos e familiares daquelas pessoas que lotam o computador de porcaria, instalando tudo o que não deve.

Muitos instaladores colocam coisas desnecessárias no computador e no navegador, como barras de ferramentas e extensões, além de mudar o buscador padrão. Alguns fazem isso apenas para ganhar dinheiro com anúncios, outros para roubar dados mesmo (as extensões podem monitorar o conteúdo das páginas).

Isso era muito comum na época em que o Internet Explorer reinava nos desktops com Windows. Conforme outros navegadores foram ganhando popularidade eles também se tornaram alvos dos programas maliciosos e dos spammers. A Mozilla passou a desativar automaticamente extensões instaladas por terceiros no Firefox, e em breve o Chrome dará a possibilidade de restaurar o perfil padrão do navegador, acabando com parte do problema.

A nova opção está presente nas compilações recentes de testes do Chromium, indo em chrome://flags/#enable-reset-profile-settings.

O Chromium forma a base open source do Google Chrome, que “muda de nome” ao receber o logotipo, marca e serviços do Google. Daqui algumas semanas o recurso deve aparecer no Chrome comum.

Atualmente é possível desativar as extensões uma a uma, restaurar o buscador padrão manualmente, etc. Esta opção centralizará estas tarefas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X