Circle to Search permite fazer pesquisa a partir do que está selecionado na tela

Circle to Search permite fazer pesquisa a partir do que está selecionado na tela

A nova série Galaxy S24 da Samsung foi lançada ontem com uma série de novidades, e uma delas na verdade não é exclusiva da fabricante e sim do Google, e vai chegar também para outros smartphones Android: o Circle to Search (ou Circular para Pesquisar, em tradução livre).

O novo recurso promete trazer uma forma mais simples e rápida de pesquisar coisas na internet, principalmente em relação à imagens. Atualmente ele está disponível nos 3 smartphones da Samsung, no Pixel 8 e no Pixel 8 Pro do Google, mas a empresa revelou que chegará a outros modelos premium em pouco tempo.

Leia também:

Samsung lança o Galaxy S24 com inteligência artificial; confira os preços e especificações técnicas
Google Lens ganha capacidade de identificar doenças de pele

Como funciona o Circle to Search?

O nome do recurso já é bastante autoexplicativo. Quando o usuário quiser saber mais sobre qualquer coisa que esteja na tela no celular, basta circular na tela com o dedo e, com um simples toque, obter uma página repleta de resultados de pesquisa do Google sobre o objeto em questão.

O uso lembra bastante o Google Lens, mas existem algumas diferenças básicas entre as duas ferramentas. A principal delas é a acessibilidade facilitada, porque no caso do Circle to Search não é preciso abrir outro aplicativo, além de poder ser usado em qualquer lugar do dispositivo.

Para acionar a ferramenta, é só pressionar durante alguns segundos o botão inicial caso esteja usando o modo de navegação de 3 botões, ou a alça de navegação caso esteja usando o modo de navegação por gestos. Dessa forma ele vai aparecer em qualquer aplicativo ou tela que esteja sendo mostrada no aparelho.

Circle to Search

Ou seja, facilidade de uso do Circle to Search elimina a necessidade de capturas de tela e a abertura de aplicativos adicionais, simplificando o processo de pesquisa de forma intuitiva. É possível circular diversos tipos de elementos como objetos, desenhos, textos e imagens no geral.

O novo recurso não traz uma forma revolucionária de procurar coisas na internet, é fato, mas mesmo assim é algo que pode ser muito útil e ajuda a aprimorar ainda mais essa tarefa, o que é sempre bem vindo. Só o fato de não precisar mais tirar uma captura de tela, salvar, fechar um aplicativo, abrir outro e selecionar essa captura já é uma economia de tempo e até espaço no aparelho.

De acordo com o Allison Johnson, do The Verge, que testou o recurso em mãos, “o Circle to Search elimina o trabalho pesado, e é um daqueles recursos que fazem todo sentido, como se o seu telefone devesse ser capaz disso desde sempre.”

Atualização e melhoria para o Google Lens também

multisearch

Além da introdução ao suporte para o Circle to Search, a empresa também revelou uma atualização no recurso Multisearch, ampliando suas capacidades. Originalmente um recurso do Lens permite modificações em pesquisas visuais. Por exemplo, se o usuário tira a foto de um sapato branco para pesquisar no Lens, ele pode adicionar a palavra “vermelho” para visualizar resultados daquele sapato em outra cor.

Agora, os usuários podem incorporar perguntas complexas para refinar suas pesquisas visuais, exemplificado pela capacidade de tirar uma foto de uma planta e perguntar: “Com que frequência devo regar isso?”.

O Multisearch aprimorado visa atender às necessidades daqueles que desejam entender não apenas o que algo é, mas também por que é relevante. Isso é especialmente útil para questões mais profundas, como explorar a popularidade de certos objetos, ou até mesmo entender melhor por que ele é bom.

Enquanto o Circle to Search por enquanto só está disponível nos 5 modelos mencionados, a atualização do Multisearch já está disponível a partir de hoje para qualquer aparelho Android ou iOS, porém apenas nos Estados Unidos por enquanto.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X