Console portátil Razer Edge 5G será lançado com chip inédito da Qualcomm

Console portátil Razer Edge 5G será lançado com chip inédito da Qualcomm

06O mercado dos consoles portáteis parece estar caminhando para um futuro bem promissor. Prova disso é que a Verizon aproveitou o MWC Las Vegas realizado essa semana para anunciar que, em parceria com a Razer e a Qualcomm, já está trabalhando para lançar o novo Razer Edge 5G.

O dispositivo promete ser o primeiro console portátil 5G, e também o primeiro a contar com o novo chip da Qualcomm, o Snapdragon G3x Gen 1, que foi produzido pela empresa especialmente para dispositivos gamers portáteis. O chip foi anunciado ainda no ano passado e tem foco tanto em streaming de jogos quanto em reprodução local.

Leia também:

Conheça o GPD XP Plus, um clone do Nintendo Switch com controles magnéticos
AyaNeo Geek: este console portátil tem processador AMD e carcaça translúcida

O poder do Snapdragon G3X Gen 1

Razer Edge 5G

O Razer Edge 5G ainda tem poucos detalhes revelados, então não há uma lista completa de especificações, infelizmente. Porém ainda assim algumas informações já foram reveladas e já dá para ter uma ideia do que virá por aí. Uma delas é a respeito do processamento, já que ele virá com o Snapdragon G3X Gen 1.

O chip para consoles portáteis foi anunciado pela Qualcomm durante o evento da empresa, o Snapdragon Summit, no ano passado. Na época, eles já deixaram claro que ele seria um chip destinado a esse tipo de aparelho, e por isso contava com algumas vantagens e capacidades herdadas do Snapdragon 8. Entre elas estão o suporte para telas de 144 Hz com HDR, VRS e também uma conectividade 5G mmWave, além do WI-Fi 6E.

Razer Edge 5G

O chip foi feito pensando principalmente em garantir a melhor experiência possível nos jogos de forma local, com a melhor qualidade, além de também oferecer compatibilidade para as tecnologias que facilitam o streaming desses jogos. Ou seja, uma boa pedida também para quem faz transmissões onlines das jogatinas.

Razer Edge 5G tem botões personalizáveis

Em relação ao console portátil, seu design lembra bastante o controle mobile da Razer chamado Kishi, mas no geral conta com botões e visual básicos para o reconhecimento de qualquer gamer. Ele terá botões analógicos, além dos botões de ações, para compartilhamento e até opções de botões configuráveis na parte superior.

Razer Edge 5G

Além disso, os gatilhos têm uma profundidade mais elevada para facilitar o clique e o movimento e ele ainda tem alto-falantes nas laterais da tela. De acordo com o kit de desenvolvimento, o Razer Egde 5G terá ainda suporte para telas externas com resolução de até 4K, através da porta USB-C, e também poderá ser usado com os óculos de Realidade Estendida.

A Razer prometeu que fará um anúncio mais completo sobre o dispositivo durante a RazerCon 2022, que acontecerá em duas semanas. Durante a conferência anual da empresa, ela deverá dar mais detalhes sobre as capacidades e especificações técnicas do Razer Edge 5G. Além disso, a empresa também apresentará diversos novos produtos para o mercado.

O evento acontecerá no dia 15 de outubro às 13h e terá transmissão ao vivo nas páginas da Razer no Youtube, Facebook e Twitch.

Capacidades técnicas do Razer Edge 5G podem ter vazado

Apesar do evento da Razer já estar pertinho, pode ser que os curiosos de plantão nem precisem esperar tanto. Acontece que Mishaal Rahman, um desenvolvedor jornalista, afirmou ter encontrado essas informações em um banco de dados do Geekbench 5 há alguns dias.

Ele vazou as informações no Twitter, que conta ainda com detalhes sobre o Snapdragon G3x Gen 1, dando uma ideia do que esperar para o desempenho do dispositivo portátil.

Segundo os dados vazados, o chip conta com 8 núcleos, que são divididos de forma 1 + 3 + 4. Sendo o primeiro um núcleo que garante máximo desempenho a até 3,0 GHz, os 3 sendo de alta performance trabalhando a até 2,45 GHz e os 4 últimos focados na eficiência energética, a até 1,8 GHz. Os dados não informaram os tipos de núcleos que estarão presentes no chip, mas de acordo com as velocidades, parecem ser os mesmos do Snapdragon 8 Gen 1.

E falando nisso, o desempenho do novo Snapdragon G3X Gen 1 também é bem semelhante com o 8 Gen 1, já que ele conta com 6 GB de memória RAM. Nessa configuração, ele conseguiu marcar 1.146 pontos no single-core e 3.482 pontos no multi-core.

Também de acordo com essas informações vazadas, é possível que o Razer Edge seja lançado em duas versões, uma com 5G e outra sem, que deverá ser mais em conta e contará apenas com conexão via Wi-Fi para quem não tem interesse em jogar com rede móvel.

Se todas essas expectativas forem atendidas, o Razer Edge 5G poderá bater com o Logitech G Cloud Gaming, que foi anunciado há pouco tempo, e até mesmo ser uma opção mais poderosa graças ao novo chip, que é superior ao Snapdragon 720G encontrado no dispositivo da Logitech.

Mas, claro, para tudo há um preço. A chegada do console móvel mais poderoso também certamente vai ser sentida no preço. Ainda não se sabe qual será o seu valor no lançamento, mas já era de se esperar, já que ainda não tem nem uma data para acontecer.

Fonte: Windows Central

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X