Crescimento lento: Windows 11 está em menos de 30% dos computadores

Crescimento lento: Windows 11 está em menos de 30% dos computadores

Novas versões do Windows parecem estar tendo adoções cada vez mais lentas, e o Windows 11 está de prova. A mais nova versão do sistema operacional da Microsoft foi lançada oficialmente em outubro de 2021 ainda está presente apenas em menos de 30% dos computadores desktop que executam o Windows.

Esses dados foram informados pelo Statcounter em seu levantamento. A análise da base de usuários ao longo do último ano mostra que a adoção do Windows 11 até que deu uma acelerada, mas ainda está longe de superar o Windows 10.

Leia também:

Tudo o que você precisa saber sobre o Windows 11 adaptado para a arquitetura ARM
Windows 11 é instalado no Nintendo Switch e resultado deixa a desejar

Windows 11 cresce de forma lenta

Windows 11

Conforme o levantamento, o Windows 11 está sim crescendo no número de adoções, mas esse crescimento é bem pequeno e até com altos e baixos. O sistema alcançou 28,2% de participação em março de 2024. Nos meses seguintes, houve uma ligeira queda na base de usuários, mas o sistema voltou a crescer, atingindo 29,71% em sua melhor fase até o momento.

Apesar desse crescimento, o Windows 10 ainda domina com uma participação de 66,1%. Outras versões mais antigas, como Windows 7, Windows 8/8.1 e Windows XP, ainda estão presentes, embora em proporções menores, o que representa um risco devido à falta de atualizações e segurança.

A situação do mercado da Microsoft, conforme os dados mais recentes, é a seguinte:

  • Windows 10: 66,1%
  • Windows 11: 29,71%
  • Windows 7: 2,95%
  • Windows 8.1/8: 0,76%
  • Windows XP: 0,39%

Lançado oficialmente em outubro de 2021, o Windows 11 enfrentou alguns desafios para adoção, principalmente devido a pré-requisitos de hardware que deixaram muitos dispositivos presos no Windows 10.

Este fator, além do suporte contínuo ao Windows 10 até outubro do próximo ano, pode ajudar a explicar essa liderança confortável do sistema anterior.

Foco em IA e novos chips

A Microsoft parece estar focada em trazer o máximo de novidades em termos de inteligência artificial para as novas atualizações do Windows 11. Essas novidades se concentram principalmente no Copilot, que vem ganhando destaques nos últimos tempos, tanto positivos quanto negativos, como foi o caso do polêmico recall recente.

O Windows 11 também ganhou destaque por estar já pronto e otimizado para receber os notebooks das fabricantes que estão usando os novos processadores Snapdragon X Elite, embora os resultados atuais mostrem que o processador não está fazendo bonito na questão de jogos.

Mas o foco principal desses chips é exatamente IA, já que eles são projetados para rodar recursos avançados de inteligência artificial, marcando uma nova etapa no mercado de computadores, especialmente nos chamados Copilot+ PCs.

Ao fim, a pesquisa prova que apesar de um início lento, o Windows 11 está ganhando terreno entre os usuários de desktop. Com a aposta em inteligência artificial e a integração com novos processadores, a Microsoft busca não apenas aumentar a adoção do Windows 11, mas também inovar no mercado de PCs. O tempo dirá se essas estratégias serão suficientes para eventualmente superar o Windows 10 e rivalizar com os dispositivos da Apple.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X