Desconhecido som de inicialização do Windows 8 pode ser ativado nos Windows 10 e 11

Desconhecido som de inicialização do Windows 8 pode ser ativado nos Windows 10 e 11

Quem usa o Windows há alguns anos, certamente lembra-se de algumas das musiquinhas icônicas que serviam como som de inicialização de várias versões. Nas mais atuais, entretanto, eles acabaram optando por acabar com esse recurso.

Porém, para a alegria de quem sente falta dessa saudação ao ligar o PC, é possível acionar o que seria o som de inicialização do Windows 8 nos mais recentes Windows 10 e Windows 11, e hoje vamos ensinar como fazer isso.

Leia também:

Windows 11 pode ter melhor desempenho em chips Arm graças à tecnologia Arm64EC
100% disco rígido no Windows? Causas e soluções para problemas

Som desconhecido de inicialização do Windows 8 é revelado

Jensen Harris, que foi diretor de gerenciamento de programas da equipe de experiência do usuário do Windows, postou um vídeo revelando mais detalhes sobre o desconhecido som de inicialização do Windows 8. Segundo ele, esse som foi escondido de forma proposital, de acordo com uma decisão da equipe.

Com isso, o Windows 8 chegou com uma inicialização silenciosa, como eles pretendiam. Porém, esse som foi revelado em seu vídeo e, o melhor, pode ser acionado nos novos Windows 10 e Windows 11.

Primeiro, para conhecer o som de inicialização do Windows 8, você pode colocar no minuto 3 do vídeo de Jensen, abaixo:

Muita gente não sabe sobre a possibilidade de habilitar esse som nos novos Windows, já que ele está oculto, de certa forma. Mas para localizá-lo é bem simples, é só fazer uma busca pelo arquivo WindowsLogon.wav através do C:windowsmedia. Vamos ensinar como ativar de forma bem simples com um passo a passo:

Primeiro, é preciso clicar com o botão direito do mouse em cima do ícone de áudio da barra da tarefas, que fica no canto direito da tela. Em seguida, escolha a opção Configurações de som.

inicialização

Na janela que vai abrir, vá em “Painel de Controle do Som” que fica a direita no Windows 10 ou na opção Mais Configurações de Som no Windows 11, e clique nela. Em seguida, vá para a aba Sons e então marque a opção Tocar Som de Inicialização do Windows.

Pronto, agora toda vez que você ligar o seu computador, o sonzinho vai aparecer.

Mas por que tiraram o som de inicialização do Windows?

O som que está presente no Windows 10 e no Windows 11 é o mesmo que seria usado no Windows 8, já que ele foi abandonado nessa versão do sistema operacional, então eles não se deram ao trabalho de focar nessa parte e fazer outro. A Microsoft até considerou fazer uma música própria de inicialização para o tablet Surface RT, mas acabou desistindo e também manteve esse som do Windows 8.

As versões passadas do Windows tinham o som de inicialização como uma parte notável, e eles até se tornaram bem clássicos com o passar do tempo. Porém, logo eles perceberam que os usuários não estavam gostando tanto assim.

Quando se ligava o computador em casa, poderia ser um problema caso o volume estivesse alto demais, alguém estivesse dormindo, ou até mesmo poderia pegar alguém de surpresa, dando sustos. Mas era ainda pior se o usuário estava usando um notebook em um local mais público, como uma biblioteca, o que seria um grande problema, ou até mesmo locais que chamaria muita atenção.

Por isso, os desenvolvedores resolveram deixar a inicialização do Windows silenciosa. Isso aconteceu principalmente porque na época já estava crescendo bastante o uso de notebooks e tablets equipados com o Windows em ARM, ou seja, a inconveniência do som alto usando esses dispositivos em locais públicos era ainda maior.

Porém, ele ainda revelou que embora tenha tomado a decisão baseada nessa ideia de impedir constrangimentos ou atenções indevidas, também acabou se arrependendo depois. Ele revelou que achou que a abertura do Windows ficou vazia e sem graça.

No entanto, a decisão ainda teve outro motivo. Como o Windows 8 foi feito pensando também nos chips ARM, então ele precisava ser o mais leve que pudesse. Os códigos de carregamento do som de inicialização do Windows ficavam armazenados na memória e acabavam tendo impacto, mesmo que pouco, no processo de inicialização do sistema operacional. Então acabou também sendo uma decisão estratégica para otimizar esse processo.

Fonte: Youtube

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X