Dilma promete banda larga popular em áreas carentes em seu próximo mandato

Dilma promete banda larga popular em áreas carentes em seu próximo mandato

Como todos sabem, o Brasil está em período eleitoral e, dentro em breve, escolheremos quem ocupará o cargo máximo do Poder Executivo, a Presidência da República. A atual presidente, Dilma Roussef, visando conquistar mais eleitores e garantir a sua reeleição, prometeu que no próximo mandato colocará em prática o plano de Banda Larga Popular, que visa levar internet rápida e de qualidade para regiões carentes e municípios com poucos habitantes. Quem confirmou isso foi o Ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, em debate na Futurecom, evento voltado para empresários do setor de telecom.

Nas palavras dele:

Ela (a presidente Dilma Rousseff) quer que o governo participe com dinheiro para atender as regiões mais carentes, que não têm a mesma atratividade para as empresas.

Infelizmente, ele não deu detalhes sobre os planos do governo para a concretização desse plano, mas disse que já analisou a proposta e viu que é possível viabilizá-la nos próximos quatro anos. Ele ainda adiantou que a implementação desse plano combinará diferentes tecnologias, tais como internet via fibra ótica e conexão via satélite. Ele aproveitou para falar também sobre o 5G que, apesar de ainda não estar em uso comercial no mundo, está em fases avançadas de testes, com operações planejadas para iniciar em 2020, ou seja, em dentro de seis anos.

Segundo o ministro, o país precisa se preparar já para receber essa nova tecnologia. O 3G levou cerca de 8 anos para chegar ao Brasil. Já o 4G levou cerca de 2 anos e meio. Por quê não adotar o 5G logo quando ele for usado para fins comerciais? Para isso, ele disse que é preciso aprimorar o mercado brasileiro de telecom, visando dar mais segurança nas regras de competição entre as operadoras e também promover uma redução tributária.

É uma absurdo olhar a fatura de telefonia, e de R$ 100 gastos ter R$ 40 de impostos. Não tem como isentar do imposto, claro, mas se diminuir vai aumentar a arrecadação, porque as pessoas vão usar mais esses serviços.

 Com isso, as propostas da candidata Dilma para os próximos quatro anos, pelo menos na área de tecnologia, é promover a implementação de internet banda larga de qualidade em regiões carentes e cidades com poucos habitantes e preparar o país para receber o padrão 5G assim que ele for disponibilizado, melhorando a infraestrutura do mercado telecom, reduzindo os impostos e permitindo que mais gente tenha acesso às novas tecnologias. É uma ótima ideia, mas se nossos governantes não conseguem nem fornecer saneamento e água limpa para todos, fica difícil acreditar que eles darão internet de graça e de qualidade. Mas, caso a Dilma seja eleita, vamos torcer para que isso se cumpra.

E você, o que acha dessas propostas?

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X