Efeito gelatina no iPad Mini 6 é alvo de processo contra a Apple

Efeito gelatina no iPad Mini 6 é alvo de processo contra a Apple

O iPad mini 6 foi lançado no ano passado, em setembro, na mesma época em que os novos iPhone 13 foram revelados ao público e chamaram a atenção por ser um modelo mais compacto e em conta dos tablets da Apple.

Porém, desde então, um efeito chamado de “efeito gelatina” vem incomodando os usuários, e mesmo com a Apple revelando que é algo comum a esse tipo de tela, foi alvo de um processo contra a empresa.

Leia também:

Apple deve lançar iPhone SE Plus e novo iPad Air no começo de março
Apple passa a oferecer iOS 15 como única atualização de segurança para iPhones e iPads

Entendendo o efeito gelatina no iPad Mini 6

iPad Mini 6

O efeito gelatina aparece no tablet da Apple principalmente quando ele está no modo retrato.  O que acontece é que metade da tela tem uma taxa de atualização um pouco mais lenta, e na prática isso faz com que as imagens e textos pareçam oscilar durante a rolagem de tela, como se estivessem “moles”, e daí o nome do efeito.

Para se ter uma ideia melhor do que acontece, é como aquela brincadeira que as crianças fazem com o lápis, movendo-o de forma rápida até parecer que ele está maleável. No tablet, o resultado é que o conteúdo é exibido de uma forma um tanto distorcida e desfocada. Em alguns casos os textos e imagens ficam até mesmo escurecidos.

Ação de processo contra a Apple

iPad Mini 6

A ação foi coletiva e movida por Christopher Bryan, do Colorado. Ele acusa a Apple de esconder o problema mesmo já tendo reconhecido a falha publicamente, e ainda continuar vendendo o aparelho normalmente sem qualquer aviso prévio para os consumidores e sem correções.

Christopher ainda revelou que o efeito gelatina no iPad Mini 6 pode causar até mesmo enjoos, náuseas, vômitos e enxaqueca em algumas pessoas.

Apple diz que problema é normal

De fato, a Apple já se pronunciou sobre o caso no ano passando quando foi acusada de violar a lei de concorrência da Califórnia e outras legislações. Segundo a empresa, o efeito gelatina não é um erro ou defeito e sim um comportamento normal para aparelhos que tenham tela LCD. Sendo assim, ela não seria obrigada a trazer nenhum tipo de correção para isso.

A ação coletiva movida por Christopher contesta essa afirmação e afirma que outros aparelhos que têm tela LCD apresentam uma rolagem de tela mais próxima do normal e não contam o defeito a esse nível. Seu objetivo é conseguir uma compensação financeira para todos os que adquiriram o novo iPad Mini 6 e estão insatisfeitos com o produto.

Sobre essa ação, a Apple ainda não se manifestou.

Fonte: 9to5mac

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X