Nova tecnologia para energia solar promete duplicar a eficiência de conversão

Nova tecnologia para energia solar promete duplicar a eficiência de conversão

Pesquisadores e engenheiros da Universidade de Stanford estão trabalhando em uma nova tecnologia que pretende duplicar a eficiência dos sistemas de energia solar existentes. Eles estão testando um método de conversão chamado “emissão termiônica reforçada de fótons”, que prospera em temperaturas mais altas, superando uma das maiores desvantagens da tecnologia fotovoltaica tradicional, que se torna menos eficiente com o aumento da temperatura.

Segundo o professor Nick Melosh, “a chave do nosso processo de conversão térmica é que ele utiliza tanto a luz quanto o calor ao mesmo tempo. Quanto maior a temperatura, mais energia você converte”. O grupo de pesquisa descobriu que uma camada de césio em um pedaço de material semicondutor permite ao sistema fazer este aproveitamento com êxito. O sistema funciona melhor em temperaturas superiores a 200 °C.

O professor ainda afirma que a tecnologia é vista como um complemento em potencial para os sistemas existentes, reduzindo os custos associados à implantação de novos equipamentos de conversão. Os pesquisadores esperam que os sistemas comerciais baseados nesta tecnologia tenham eficiência de 50% a 60%, um significante aumento frente às células solares atuais.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X