Emulação: PlayStation Portal é hackeado para jogar games do PSP

Emulação: PlayStation Portal é hackeado para jogar games do PSP

O PlayStation Portal, um dispositivo exclusivamente voltado para streaming, foi lançado como uma opção para que os jogadores possam transmitir os jogos do console PS5 para uma tela portátil, garantindo assim a opção de poder curtir os jogos longe da TV u quando ela está ocupada.

Mas, pelo visto, ele pode ser capaz de outras coisas também. Acontece que, recentemente, o pesquisador de vulnerabilidades na nuvem do Google, Andy Nguyen, juntamente com uma pequena equipe de engenheiros, revelou que conseguiram desbloquear um potencial não explorado do dispositivo. Confira.

Leia também:

PlayStation Portal vendeu mais do que Xbox Series na Espanha em seu lançamento
PlayStation Portal será lançado essa semana. Mas para que ele serve mesmo?

PlayStation Portal rodando jogos do PsP

Atualmente, o hardware padrão do Portal não oferece opções para salvar jogos físicos, sendo dedicado principalmente à funcionalidade de streaming. Porém, Nguyen e sua equipe conseguiram hackear o dispositivo em um nível de software, permitindo que o Portal execute jogos localmente, oferecendo uma experiência além das limitações originais.

Para realizar esse feito, eles conseguiram instalar o emulador PPSSPP no Portal, o que possibilita a execução de jogos do PSP diretamente no dispositivo, sem a necessidade de conexão online para streaming.

Esse feito representa um passo bem interessante, uma vez que expande as possibilidades de jogabilidade, proporcionando uma experiência mais independente e personalizável para o dispositivo que atualmente é taxado de limitado.

É importante destacar que o hack foi realizado sem qualquer interferência no hardware do Portal, garantindo que o dispositivo permaneça íntegro. Ainda assim, Nguyen deixou claro que não há planos de disponibilizar publicamente esse hack, mantendo-o como uma conquista técnica.

Portal ainda é visto como limitado em seu uso

Playstation portal

O Portal, operando via Android, foi revelado com aproximadamente 6GB de armazenamento interno. Levando em conta que o seu propósito inicial é de um dispositivo de streaming, essa capacidade provavelmente é destinada principalmente ao sistema operacional e a futuras atualizações do sistema.

Ele foi lançado como uma solução para os jogadores portáteis, sendo eficiente nesse aspecto, porém com restrições que acabaram pesando para muitos consumidores. Isso porque ele é restrito ao streaming dos jogos do console principal e sequer possui acesso ao streaming em nuvem do PlayStation Plus Premium, o que acaba limitando muito o uso a algumas situações específicas.

Uma delas é para quem tem que dividir a TV com outras pessoas e quer ter uma opção de tela para jogar os jogos do PS5 livremente pela casa.

Mas, pelo visto, ele ainda guarda capacidades que podem torna-lo um pouco mais versátil, mesmo que elas só possam ser acessadas pela comunidade mais persistente e entusiasta e com hacks específicos.

O PlayStation Portal foi lançado em novembro do ano passado e atualmente não está a venda de forma oficial pela Sony aqui no Brasil. Lá fora, seu valor é de US$ 199,99, cerca de R$ 1.000 em conversão direta e sem impostos.

Ele até foi encontrado a venda no Mercado Livre, mas o preço não ajudava, já que estava mais caro do que o próprio PS5 por aqui.

Fonte: videogameschronicle

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X