Facebook não gosta de extensão que permitia exportar lista de amigos

Facebook não gosta de extensão que permitia exportar lista de amigos

As polêmicas sobre o Facebook ser dono dos seus dados pessoais não acabaram: nesta semana a grande rede social começou a dificultar o trabalho de uma extensão do Chrome que permitia exportar todos os seus contatos.

A primeira versão da extensão Facebook Friend Exporter foi lançada em novembro de 2010, sem relação com o Google+. Só que ela recebeu grande atenção nos últimos dias, onde muita gente com convites do Google+ passou a importar os amigos do Facebook por meio dela. E pelo jeito, a turma de Mark Zuckerberg não gostou nada, nada.

A extensão aproveitava a versão mobile do Facebook para extrair as informações dos amigos, como e-mail, nome, números de telefone, sites, endereço e data de aniversário. Era um processo meio “manual”, embora automatizado, dependente do layout do Facebook. Os engenheiros da rede social perceberam o abuso e começaram a bloquear o funcionamento dela de forma simples: ocultando o endereço de e-mail na página mobile para quem visitasse as páginas de 5 amigos diferentes num curto intervalo de tempo.

Embora isso seja uma violação aos termos de uso do Facebook, que proíbe acesso automatizado (por meio de bots) não autorizado, é algo questionável. Os dados, contatos e tudo mais deveriam ser do usuário, não? Em mais um caso a rede dificulta a exportação dos dados dos amigos por lá, gerando reação negativa sobre quem teme o controle das coisas por grandes grupos.

Só que… O Facebook já tem um meio de exportar os dados, muita gente simplesmente não conhece ou acha complicado. Basta ir na página de alteração dos dados e procurar a seção de download (“Baixe suas informações”, em português).

Tela do recurso oficial para exportar dados do Facebook

Tendo este recurso, o barulho causado pelo bloqueio da extensão parece um pouco exagerado – mas nem tanto, afinal o Facebook não exporta os dados dos amigos, apenas os nomes. E outra coisa, a geração dos dados exportados do Facebook pode demorar um pouco, onde a extensão se mostrava mais prática quando o objetivo era apenas capturar os e-mails e dados básicos dos contatos. O autor dela ficou revoltado com o bloqueio, e promete uma nova versão usando outros métodos (a mensagem está na própria página da extensão).

Aliás até o gigante Google criou algo mais fácil nesse sentido de liberar os dados, já que também recebe críticas sobre o controle do conteúdo que está em suas mãos. O novo Takeout permite exportar diversos dados, como contatos do Google+ (seria bom se suportasse o Orkut), fotos do Picasa, etc.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X