Firefox terá integração com ChatGPT, Gemini e outras IAs em breve

Firefox terá integração com ChatGPT, Gemini e outras IAs em breve

Eis que o Firefox entra na era da inteligência artificial. O Firefox Nightly, versão do navegador que oferece recursos em caráter experimental, integrará opções para conexão com ChatGPT, Google Gemini, HuggingChat e Le Chat Mistral.

Essas inteligências artificiais auxiliarão na síntese de textos, na simplificação textual e na criação de quizzes.

Leia também
Fim do monopólio? Lei da União Europeia faz os navegadores Firefox, Opera e Brave ganharem mais usuários
Usuários reclamam que YouTube carrega muito mais lento no Firefox do que no Chrome

Como usar IA no Firefox?

Tela do Firefox com texto da Wikipédia selecionado, menu de contexto aberto e três opções de ação: resumir, simplificar e transformar em quiz. O resultado aparece em uma barra lateral na esquerda da tela.

Para utilizar o recurso, denominado AI Chatbot Integration, é necessário ativá-lo nos experimentos do Nightly. Uma vez habilitado, a IA escolhida estará disponível em uma barra lateral. Usuários poderão interagir com conteúdos web, realizando três ações via menu contextual:

  • Resumir trechos em tópicos;
  • Simplificar o texto, tornando-o mais acessível;
  • Gerar quizzes para verificar compreensão e memorização.

Outros chatbots serão avaliados além dos quatro iniciais. Ian Carmichael, VP sênior da Mozilla, enfatiza que os usuários devem explorar e selecionar o serviço mais adequado às suas necessidades, ressaltando que o uso dos chatbots é facultativo.

Essa não é a primeira vez que o Firefox ganha ferramentas de IA

Anteriormente, a Mozilla já havia implementado outra ferramenta de IA no Firefox, capaz de gerar descrições para imagens em PDFs. Esse modelo opera localmente, assegurando privacidade, já que não envia nenhum dado do usuário para servidores externos.

Navegador Edge com gerador de imagens Designer na barra direita

Enquanto isso, outros navegadores já exploram a IA há algum tempo. O Microsoft Edge, por exemplo, incorporou um chatbot, gerador de imagens e outras funcionalidades. O Chrome introduzirá acesso rápido ao Gemini, enquanto o Opera, entusiasmado com a IA, utiliza a Aria para atender a solicitações variadas. Inclusive a Opera já lançou até uma ferramenta de benchmark para IA que roda direto no navegador.

Você é usuário do Mozilla Firefox? O que achou dessa novidade de integração com diversas ferramentas de inteligência artificial?

Fontes: Mozilla, Firefox Nightly News.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X