Gemini Nano poderá identificar e alertar usuários Android sobre golpes durante ligações

Gemini Nano poderá identificar e alertar usuários Android sobre golpes durante ligações

O Google anunciou durante sua conferência para desenvolvedores I/O a implementação de um novo recurso de monitoramento de chamadas projetado para prevenir golpes telefônicos em celulares Android com a ajuda do Gemini Nano.

A novidade promete ser uma das séries de medidas que a empresa está adotando para proteger os usuários de atividades fraudulentas e garantir uma experiência mais segura na plataforma. Dessa forma, eles poderão ser alertados durante ligações caso haja o risco delas serem golpes. O Gemini Nano também está sendo incorporado ao Chrome para garantir mais facilidade no uso do navegador. Saiba mais detalhes:

Leia também:

Veo é a inteligência artificial do Google para criação de vídeos e que chega para competir com a Sora da OpenAI
Google I/O: Projeto Astra é a inteligência artificial que entende o ambiente através das câmeras dos celulares

Novo recurso poderá alertar sobre possibilidade de ligação fraudulenta

O recurso de detecção de golpes, ainda em fase de teste, utiliza a tecnologia do Gemini Nano, uma versão reduzida do modelo de linguagem Gemini do Google, especificamente adaptada para dispositivos Android.

Essa ferramenta é capaz de analisar padrões de conversação e identificar linguagem fraudulenta e frases que são frequentemente associadas a golpes. Quando sinais de alerta são detectados durante uma chamada, os usuários recebem notificações em tempo real, alertando-os sobre a possibilidade de estarem sendo alvos de um golpe.

Alerta do Gemini Nano quando há possibilidade de golpe

Entre os indicadores que podem acionar esses alertas estão pessoas se fazendo passar por representante de entidades e bancos fazendo solicitações que não são feitas pelas entidades de verdade, como informações pessoais sensíveis, a exemplo de senhas ou PINs de cartão, pedidos de pagamento via cartões-presente e solicitações urgentes para transferência de dinheiro.

Essa abordagem baseada em inteligência artificial visa educar e proteger os usuários, ajudando principalmente que eles possam reconhecer e evitar potenciais golpes telefônicos.

É importante ressaltar que todas as análises são realizadas localmente no dispositivo, garantindo a privacidade das conversas dos usuários. O Google enfatiza que a segurança e a privacidade dos usuários são prioridades fundamentais em todos os seus produtos e serviços.

Embora a data de lançamento oficial do recurso ainda não tenha sido anunciada, o Google informa que os usuários precisarão optar por utilizar essa função e promete fornecer mais informações sobre sua disponibilidade “ainda este ano”.

Mesmo atualmente pareça mais difícil que esses golpes possam ser bem sucedidos principalmente pela ampla campanha de conscientização das pessoas, infelizmente eles ainda são um grande problema. Um relatório da Global Anti-Scam Alliance revelou que um em cada quatro indivíduos globalmente havia perdido dinheiro para golpes ou roubo de identidade no último ano, totalizando mais de US$1 trilhão em perdas.

Ainda que a tecnologia ofereça uma camada adicional de proteção, é importante notar que a compatibilidade inicial pode ser limitada. Isso porque atualmente, o Gemini Nano é suportado apenas em dispositivos selecionados, como o Google Pixel 8 Pro e a série Samsung S24.

Gemini Nano presente também no Chrome

Durante o evento, o Google também anunciou a integração do Gemino com o Chrome. Dessa forma, a empresa revelou que a versão 126 do Chrome incorporará o Gemini Nano para habilitar recursos de IA diretamente no dispositivo, como a geração de texto. Lembrando que o Gemini Nano foi  introduzido pela primeira vez no Pixel 8 Pro no ano passado, foi adaptado e otimizado para o Chrome, garantindo uma experiência de usuário rápida e eficiente.

imagem da integração do Chrome com o Gemini Nano

Essa integração permitirá que os usuários realizem uma variedade de tarefas diretamente dentro do Chrome, como a geração de avaliações de produtos, postagens em redes sociais e outros textos.

Além disso, o Google anunciou que o Gemini estará disponível nas Ferramentas de Desenvolvimento do Chrome (DevTools), uma suíte de recursos usada por desenvolvedores para depurar e aprimorar seus aplicativos da web. Isso significa que os desenvolvedores agora poderão contar com o poder da IA para fornecer explicações para mensagens de erro e sugestões sobre como corrigir problemas de codificação, agilizando o processo de desenvolvimento e melhorando a qualidade do código produzido.

A integração do Gemini ao Chrome segue uma tendência crescente na indústria de tecnologia, onde assistentes de IA estão sendo cada vez mais incorporados a produtos e serviços para melhorar a experiência do usuário. A Microsoft, por exemplo, introduziu seu assistente de IA, o Copilot, no navegador Edge no ano passado, oferecendo aos usuários a capacidade de fazer perguntas e resumir informações diretamente na tela.

No entanto, ao contrário do Copilot no Edge, o Gemini Nano no Chrome é executado localmente no dispositivo do usuário, garantindo privacidade e segurança.

Assim como o recurso de identificação de golpes em ligações, a integração do Gemini ao Chrome também ainda não tem data exata de lançamento, mas a empresa prometeu compartilhar mais informações em breve.

Fonte: The Verge [1] [2]

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X