Busca do Google não terá mais rolagem infinita

Busca do Google não terá mais rolagem infinita

O Google desativou a rolagem infinita em seu buscador para desktops. A partir de agora, usuários se depararão com páginas numeradas ao finalizar uma pesquisa. Segundo o Google, informado ao Search Engine Land, essa mudança inicialmente afeta apenas computadores, mas será estendida para smartphones no próximo mês.

A empresa justifica que a decisão visa entregar resultados mais rapidamente, sem sobrecarregar o usuário com conteúdo não solicitado. Além disso, alega que a rolagem infinita não melhorava a experiência dos usuários.

Leia também
Essa é a nova IA do Google que gera sons para videos
‘Como ganhar dinheiro com IA?’, Google revela aumento neste tipo de busca no Brasil

Inicialmente adotada em 2021 para dispositivos móveis e, posteriormente, para desktops no final de 2022, a função agora retorna ao formato de paginação anterior.

Captura de tela de busca no Google mostrando páginas de 1 a 10 em vez de rolagem infinita

Importante salientar que essa alteração pode influenciar a visibilidade dos sites, já que resultados além da primeira página podem ser menos acessados. Em tese, é mais fácil só fazer um simples movimento com o scroll do mouse para rolar a página do que clicar em número pequeno no rodapé da página.

Já que estamos falando do buscador do Google, simplesmente a maior ferramenta de busca utilizada no planeta, vale lembrar desse outro caso. Um vazamento substancial trouxe à luz detalhes sobre o enigmático algoritmo de busca do Google, esclarecendo aspectos até então obscuros para especialistas em SEO. Vale lembrar que a empresa confirmou a autenticidade das informações.

Os dados divulgados indicam que a quantidade de links recebidos por uma página é um fator relevante na classificação, contrariando as indicações anteriores do Google de que isso não era tão crucial.

Outros elementos considerados incluem a congruência entre título e conteúdo, frequência de atualizações e a autoridade do autor, conhecido como EEAT (Expertise, Authoritativeness, and Trustworthiness).

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X