Go Read: um clone open source do finado Google Reader

Go Read: um clone open source do finado Google Reader

Há vários serviços de leitura de feeds que tentam ocupar o lugar do extinto Google Reader, que deve deixar de funcionar hoje (1 de julho). Muitos serviços foram anunciados justamente com o fim do produto do Google, como o Digg Reader. Porém eles não são exatamente “clones”: eles têm lá suas características próprias e as mais distintas interfaces.

Inconformado com isso, o desenvolvedor Matt Jibson decidiu criar uma espécie de clone open source do Google Reader, apresentando os principais recursos com a mesma interface. Com poucas horas de programação, sozinho ele lançou o Go Read.

Os interessados podem conferi-lo em http://www.goread.io/. O código fonte está no GitHub sob a licença ISC, bastante permissiva.

O Go Read foi feito com a linguagem Go, mantida pelo Google, e é hospedado na plataforma do grupo (app engine). O criador reclama de algumas dificuldades que encontrou ao elaborar seu sistema para leitura de feeds, já que a padronização deixa a desejar. Além de três formatos (RSS, RDF e Atom) ele teve que lidar com cerca de 60 estilos de datas, já que sempre há feeds que usam alguns formatos diferentes. Satirizando um pouco, ele até criou um blog para listar os tipos de marcações de datas encontrados nos feeds.

Por enquanto o serviço é totalmente gratuito, bancado com dinheiro do bolso do desenvolvedor. Se ele crescer muito ele será forçado a elaborar planos pagos ou colocar publicidade. De qualquer forma o código é público aos interessados em hospedá-lo na sua própria conta do App Engine.

O Go Read parece interessante para quem quer simplicidade com o mesmo estilo visual do Google Reader. Ele permite importar os feeds do serviço extinto ou via arquivos OPML. Os atalhos de teclado são os mesmos do Google Reader, e a proposta é manter uma interface mobile também agradável e funcional.

Confira o post com o anúncio e algumas dificuldades encontradas durante o desenvolvimento. Criar um leitor de feeds hoje em dia pode parecer algo como “reinventar a roda”, mas foi interessante e o código do clone está lá para quem quiser conferir. Ele será atualizado nas próximas semanas, trazendo mais alguns recursos e correções de bugs.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X