GSMA propõe oficialmente SIMs embutidos, assim como aqueles rumores do iPhone

GSMA propõe oficialmente SIMs embutidos, assim como aqueles rumores do iPhone

A Associação GSM anunciou planos de um novo tipo de cartão SIM (o “chip” do seu celular) embutido, que poderá simplificar a ativação e permitir seu uso em novos dispositivos. Uma “força-tarefa” por parte de operadoras estrangeiras, incluindo as poderosas AT&T, T-Mobile e Verizon esperam substituir o chip SIM em alguns dispositivos com um design que permita ativação remota. Os usuários poderão não somente começar a usar um aparelho sem precisar entrar em uma loja física, mas ter Internet 3G e 4G em dispositivos compactos, como uma câmera ou MP3 player.

Um estudo de mercado deverá ser concluído até janeiro, com os primeiros hardwares sendo vendidos em 2012. Todos os dispositivos deverão ser compatíveis com o atual modelo de SIM removível. Essa abordagem é semelhante àquela que havia sido rumor do iPhone. Aparentemente a Gemalto desenvolveu uma mistura de memória flash somente leitura e gravável, que poderá ativar um iPhone e oferecer rede através do download de um aplicativo da App Store.

Independentemente do fabricante, este tipo de tecnologia deverá permitir aos dispositivos uma forma mais eficiente e fácil de ativação e compra de celulares e tablets online, mas poderá complicar o uso em outros países, sem a opção de ativações simultâneas. Vários usuários da Ásia e Europa Oriental preferem telefones dual-SIM, para ter dois planos ou para viajar para outros países.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X