Instalar APKs no Brasil fica mais difícil com nova medida implementada no Android

Instalar APKs no Brasil fica mais difícil com nova medida implementada no Android

Desde a última quarta-feira (26) está mais complexo e difícil instalar aplicativos baixados fora da Play Store no Brasil. O Google lançou o novo Play Protect, que bloqueia APKs com permissões sensíveis obtidos de fontes não verificadas. Essa iniciativa combate fraudes e golpes.

O Play Protect, parte de um projeto piloto que começou nesta quarta-feira (26), já foi testado em Singapura e na Tailândia. A ativação é automática em dispositivos Android com Google Play Services.

Eugene Liderman, Diretor de Estratégia de Segurança de Android, destaca que 95% dos ataques de malwares provêm de apps de origens externas. Estes costumam requerer permissões que facilitam ações maliciosas e podem comprometer a segurança do smartphone.

Aplicativos visados pelo bloqueio

O Google Play Protect não barrará todos os APKs. Ele utilizará inteligência artificial para identificar riscos e impedirá a instalação de apps que:

  • foram baixados via navegadores, aplicativos de mensagens (WhatsApp, Telegram) ou gerenciadores de arquivos;
  • solicitam permissão para ler SMS, notificações ou recursos de acessibilidade.

Se um APK se encaixar nesses critérios, o Play Protect bloqueará automaticamente a instalação e explicará o motivo da restrição.

Convenhamos, basicamente todos os APKs que a gente instala em nossos smartphones Android são baixados via navegador web. Portanto, ficará bem mais difícil instalar APKs com o Play Protect ativado.Portanto, ficará bem mais difícil instalar APKs com o Play Protect ativado.

Capturas de tela mostram Google Play Protect bloqueando instalação de app baixado de fonte alternativa por potencial risco de segurança e privacidade
Usuário será notificado sobre motivo do bloqueio da instalação de um APK (Imagem: Divulgação/Google)

Ainda será possível instalar APKs “proibidos”

O Google informa aos desenvolvedores afetados pela nova política que revisem as permissões de seus aplicativos e sigam as diretrizes recomendadas pelo Android. Isso deverá ser um problema grande para desenvolvedores dos aplicativos do tipo “App Blockers”. Esse tipo de app exige permissões bem profundas no sistema operacional.

Segundo Alex Freire, diretor de engenharia do Google Brasil, a empresa não pretende restringir todas as lojas alternativas, permitindo o uso de outras como Samsung Galaxy Store ou Amazon Appstore.

Embora o Play Protect seja uma excelente medida de segurança, convenhamos que ele pode atrapalhar quando você quer instalar um app legítimo mas que não está disponível na Play Store. Nesse caso, ainda é viável instalar APKs de fontes não oficiais.

Para isso, desative o Play Protect: abra a Google Play Store, clique no ícone de perfil, selecione Play Protect, toque na engrenagem e desmarque “Verificar apps com o Play Protect”.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X