Intel declara: Apple não tem escolha a não ser usar nossos processadores em seus computadores

Intel declara: Apple não tem escolha a não ser usar nossos processadores em seus computadores

Desde que começaram os rumores de que a Apple poderia trocar a Intel pelos processadores baseados em ARM para os seus MACs, muitas declarações e especulações tem sido feitas sobre o assunto, mas para quem acha que a Intel está com um algum receio que a Apple possa fazer essa troca está enganado. O CEO da maior fabricante de processadores no mundo, Stacy Smith concedeu uma entrevista ao Business Insider minimizando os rumores da possível transição da empresa da maça.

De acordo com Smith a Apple não tem escolha a não ser usar nossos chips em seus Macs, e ainda enfatizou que qualquer fabricante de processadores teria de dar um grande salto de desempenho para a Apple deixar a Intel.

Essa questão da Apple com o fator desempenho faz sentido porque se fizermos um momento retrospectiva a Apple mudou da PowerPC para a Intel justamente pelo fator de desempenho, justamente porque os processadores da PowerPC estavam ficando bem atrás dos da Intel. O que culminou em 2005 o anúncio oficial por Steve Jobs na Worldwide anunciando a troca. Mas o x da questão é que a Apple não tem nenhum problema com os processadores da Intel, o desempenho é satisfatório para a empresa.

De acordo com o analista da KGI Securities, Ming Chi Kuo a Apple poderia começar a construir seus computadores Macs baseados em processadores ARM nos próximos 2 anos, transferindo todo o seu lineup de computadores assim como fez com a PowerPC. De acordo com a previsão do analista a Apple poderia começar a produzir processadores de aplicação em um nível do Intel Atom e Core i3, que na visão do analista está de bom tamanho para o Mac, e além disso a Apple poderia controlar melhor o lançamento do Mac já que não dependeria em nenhuma etapa da Intel.

Por outro lado pode ser considerado um “suicídio” para a Apple realizar essa troca, primeiro porque o nível dos processadores da Intel estão absurdamente superiores a qualquer fabricante, principalmente pelo fator do método de produção desses processadores, que os planos apontam em modelos produzidos com 10 nanômetros a partir de 2017, segundo que uma transição desse porte teria que contar o apoio dos grandes desenvolvedores para produzir especialmente para o novo projeto da Apple e terceiro e não menos importante, computadores Mac tem um nicho de mercado bem especifico, praticamente todos que adquirem um Mac tem algum plano envolvendo a edição de vídeo ou imagem profissional, colocar um processador com desempenho de Atom ou Core i3 nessa altura do campeonato seria um extremo passo em falso. Claro que com o passar do tempo a Apple poderia melhorar o desempenho desses chips em futuros modelos caminhando de acordo com a plataforma ARM, mas até lá como as vendas do Mac reagiriam? Mas obvio que a independência passa pelos planos da Apple, se desvincular da Intel significaria ter realmente um controle total de todas as etapas, mas em detrimento do desempenho penso que não vale a pena.

Mas e ai qual a sua opinião sobre a declaração do CEO da Intel e essa possível troca da Apple? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte(s): Business Insider

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X