Adeus, 14nm: Intel irá encerrar a produção dos processadores Core de 10ª geração

Adeus, 14nm: Intel irá encerrar a produção dos processadores Core de 10ª geração

A Intel avisou a seus parceiros comerciais que está descontinuando alguns processadores, opções baseadas no processo de produção de 14nm da companhia. Esses chips fazem parte da 10ª geração Core, a linha Comet-Lake S, voltados para a plataforma LGA1200. A empresa já tinha feito o mesmo movimento com a 11ª geração Core (Rocket Lake-S) no ano passado. Opções que também são baseadas na litografia de 14nm.

O lançamento dos processadores Intel Core da 10ª geração ocorreu em 2020. O carro-chefe da família Comet Lake-S era o Core i9-10900K, equipado com dez núcleos com suporte para Hyper-Threading a uma frequência de até 5,3 GHz. Juntamente com esses processadores, foram lançadas as placas-mãe LGA1200 com suporte aos chipsets Intel 400.

Além dos Core, a lista de EOL (End of Life), fim do ciclo de vida de mercado, também inclui opções da 10ª geração Core das linhas Celeron, Xeon W e Pentium Gold. Segundo a Intel, os parceiros da Intel podem encomendar os chips até 24 de janeiro do próximo ano, e o último lote será enviado até 25 de julho de 2025. Mais de 30 opções de chips serão descontinuados.

Saindo do campo dos Comet-Lake S, a empresa também confirmou que está deixando de produzir o modelo Core i9-12900KS, que faz parte da 12ª geração Core, Alder Lake-S, voltado para a plataforma LGA1700.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X