Intel reabilita o PresentMon, software para monitoramento da placa de vídeo

Intel reabilita o PresentMon, software para monitoramento da placa de vídeo

Nesta semana a Intel lançou atualizações de drivers para as placas de vídeo da linha Arc Alchemist. Além de melhorias no desempenho e estabilidade, a atualização WHQL 31.0.101.4644 trouxe de volta um recurso super interessante para o monitoramento da GPU. Estou falando do software PresentMon.

Leia também
Ghostrunner 2: confira os requisitos mínimos e recomendados
Immortals of Aveum: confira os requisitos mínimos e recomendados

O que é o PresentMon

Caso você não saiba, o PresentMon é uma ferramenta amplamente reconhecida que possibilita a análise de latências no sistema a nível de software. Ela foi criada por um engenheiro da Intel, chamado Jefferson Montgomery, e lançada para o público pela primeira vez em 2017.

Esta ferramenta auxilia na compreensão de como a interação entre diferentes dispositivos de hardware e seus respectivos softwares influencia em diversas métricas de desempenho, tais como taxa de quadros por segundo e tempos de exibição dos quadros.

O PresentMon tem sido incluído em um Kit de Desenvolvimento de Software (SDK) utilizado por outras ferramentas de monitoramento, tais como CapFrameX, NVIDIA FrameView e GPUOpen OCAT.

Como funciona o PresentMon

O PresentMon cria uma espécie de painel de controle dentro do jogo. O painel fica sobreposto ao game permite visualizar informações como a taxa de quadros por segundo, o consumo de energia de cada componente, a temperatura, dentre outros dados sobre o hardware. As informações são exibidas em gráficos bem intuitivos e fáceis de entender.

Contudo, o recurso mais inovador é o GPU Busy. Essa técnica é apresentada como um método revolucionário de teste para placas de vídeo, avaliando o período que o componente leva para renderizar os quadros em comparação ao tempo em estado ocioso.

De acordo com a Intel, também será possível verificar se o processador e a placa de vídeo estão trabalhando em harmonia, ou seja, se não existe nenhum tipo de gargalo atrapalhando o desempenho da máquina na execução de jogos.

Por fim, a boa notícia é que o PresentMon estará disponível como um recurso aberto. Assim, proprietários de placas de vídeo AMD e NVIDIA já têm a possibilidade de baixar e experimentar em seus próprios sistemas. É importante ressaltar, no entanto, que a tecnologia ainda se encontra em fase beta.

Atualização de driver aumentou o desempenho em jogos

A versão mais recente do driver para as placas de vídeo da Intel trouxe mais suporte para o DirectX 11. Com isso, diversos jogos tiveram seu desempenho aumentado. Por exemplo, o jogo Overwatch 2 teve um aumento de desempenho de 45%, sendo um dos títulos mais beneficiados com a atualização.

Outro game que teve aumento de desempenho foi o GTA Online, com uma melhora de 27%. Jogos competitivos, como Valorant, League of Legends e Counter-Strike 2 tiveram um aumento de desempenho próximo de 19%.

Além disso, há um caso de que a frequência da GPU aumentou após a instalação do novo driver. Um membro do fórum Neowin diz ter uma GPU Arc A380. Ele diz que após instalar o driver o clock da placa de vídeo aumentou 7,5%. Antes a placa trabalhava com um clock padrão de 2.000 Mhz e após a atualização chegou a alcançar 2.150 MHz.

Fonte: Neowin

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X