Japão vai começar a usar robôs com IA para repor produtos nas prateleiras de lojas

Japão vai começar a usar robôs com IA para repor produtos nas prateleiras de lojas

Uma startup no Japão chamada Telexistence pretende começar a usar robôs dotados de IA (Inteligência Artificial) para repor os estoques de produtos em prateleiras de lojas no país. Inicialmente eles começarão a atuar na rede FamilyMart, que é bastante conhecida no país, contando já com mais de 16 mil unidades.

A ideia principal é justamente evitar que trabalhadores humanos precisem gastar tempo com esse tipo de tarefa repetitiva. Segundo a startup, essa medida fará com que eles possam ganhar mais tempo no trabalho para fazer outras tarefas mais importantes. Nesse caso, caberá ao robô repor os estoques dos produtos que estão em falta ou em poucas unidades nas prateleiras e gôndolas.

Leia também:

Rock in Rio 2022 terá cão-robô para auxiliar na segurança do festival
Funcionários do Google contam com atendentes robôs na empresa

Ideia visa otimizar o tempo de trabalho dos humanos

robô IA

Nesse caso, eles já até contam com um modelo de robô com IA disponível para o trabalho, que será o TX SCARA. Ele consegue se movimentar através de trilhos e conta com câmeras para conseguir identificar o ambiente ao redor e os produtos. As câmeras também permitem que eles possam escanear e digitalizar esses produtos para saber quais os que estão faltando em cada prateleira.

Quando essa falta é identificada, o robô então escolhe o melhor trajeto para buscar o produto e repor essas unidades.

Jin Tomioka, CEO da startup Telexistence, falou sobre a novidade, revelando que querem “implantar robôs em setores que ofereçam suporte à vida cotidiana. O primeiro espaço em que vamos trabalhar com isso é em lojas de conveniência, uma enorme rede que auxilia na vida diária, especialmente no Japão, mas que está enfrentando uma escassez de mão de obra”.

Eles revelaram ainda que o robô conta com 3 modelos de IA integrados, sendo um deles para identificar os objetos e bebidas, um para mover o braço robótico que manipula esses produtos, e o último para reconhecer qualquer situação fora do normal, como caso alguma bebida caia no chão ou se algum produto estiver no lugar errado.

“Nós usamos dois modelos integrados do Nvidia Jetson: o AGX Xavier para processamento de IA e o TX2 para transmitir dados de streaming de vídeos. Na parte de software, um módulo TensorRT SDK de alto desempenho torna a execução das tarefas muito mais rápida e eficiente”

Treinando as habilidades do robô IA

Para que isso possa acontecer, eles primeiro precisaram treinar as habilidades do TX SCARA. Dessa forma, foram adicionados dados reais e sintéticos para o sistema e as redes neurais foram ajustadas para que ele consiga realizar funções básicas do dia a dia. Durante o treinamento, foi usado um ambiente virtual que simulava o real, e com isso eles criaram mais de 80 mil imagens de situações sintéticas possíveis.

Isso ajudou com diversos detalhes como a capacidade do robô de identificar bebidas a partir da sua cor ou textura. Jin Tomioka revelou que inicialmente eles vão colocar os robôs em 300 lojas FamilySmart, e aos poucos vão aumentando esse número com o passar dos anos.

“Uma loja de conveniência movimentada precisa reabastecer mais de mil bebidas por dia e o TX SCARA tem total condição de fazer isso, enquanto trabalhadores humanos se preocupam com outras atividades, como o atendimento dos clientes”.

Fonte: telexistence

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X