Ketchup é melhor que pasta de dente como alternativa para pasta térmica, mostra teste

Ketchup é melhor que pasta de dente como alternativa para pasta térmica, mostra teste

Atire a primeira pedra quem nunca usou ou ouviu falar sobre a aplicação de pasta de dente como uma alternativa emergencial à pasta térmica. A pasta de dente também já foi muito utilizada para polir CDs arranhados, uma opção para tentar recuperar essas mídias. O que você talvez jamais cogitaria é utilizar Ketchup como condutor térmico.

Quem resolveu tentar isso foi um usuário do fórum do site alemão Compute Base. Além do Ketchup, ele também colocou à prova batata, queijo, fita de cobre, a tradicional pasta de dente, entre outras coisas. Os itens foram aplicados no chip da placa de vídeo AMD Radeon R7 240 com um TDP de 30W (o que certamente está bem distante da realidade de hoje quando falamos de placas de vídeo). A frequência base da GPU é 780 Mhz, mas oscilou entre 730 MHz, 400 MHz e 300 MHz durante o teste.

Após a aplicação do item que atuaria como o condutor térmico, o usuário rodou um teste de stress de 5 minutos, o FurMark. O Ketchup foi o que desempenhou melhor a função de condução, considerando a temperatura máxima registrada pela placa durante o teste: 71ºC. Com a fatia de queijo e a batata a temperatura ficou na casa dos 105ºC, e permaneceu ligado. O sistema apenas desligou quando foi utilizado uma fita dupla face de alumínio. E com a tão falada pasta de dente? A temperatura ficou em 90ºC.

Ele também destacou em sua postagem que essa placa é resfriada passivamente, isto é, não conta com um cooler ativo em funcionamento para auxiliar o dissipador. No entanto, ele colocou uma ventoinha com velocidade fixa na frente da placa. A velocidade fixa garante o mesmo desempenho de refrigeração.

Você também deve ler!

Como funciona a pasta térmica aplicada no processador?

Além dessas tentativas exóticas, o usuário também testou algumas opções de thermal pads e pastas térmicas. A pasta térmica que performou melhor foi a Artic M4, da Artic Cooling, que manteve a temperatura do chip em 49ºC. Essa pasta térmica é vendida no Brasil com base de preços entre R$ 50 e R$ 70. Em relação as thermal pads, as almofadas térmicas, o modelo Artic TP3 foi a que entregou o melhor desempenho em termos de transferência de calor.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X