Koo, rival do Twitter que fez sucesso no Brasil, é encerrado

Koo, rival do Twitter que fez sucesso no Brasil, é encerrado

Você lembra do Koo? A rede social indiana bombou no Brasil principalmente entre 2022 e 2023 tanto por se apresentar como uma forma nova de postar mensagens curtas quanto pelo nome inusitado que aqui no Brasil acendeu o espírito de 5ª série de muita gente.

Infelizmente mesmo com todo o sucesso por aqui, o Koo vai fechar. A empresa anunciou que está encerrando suas atividades a partir dessa semana. Entre os motivos citados para a decisão estão a queda da receita, o fracasso de parcerias com outras empresas e também uma queda no número de usuários.

Leia também:

O fim de uma era: Twitter completa transição para X.com
Threads: um ano após lançamento, rede social da Meta alcança 175 milhões de usuários

O Koo diz adeus

Depois de ter que dizer adeus ao passarinho azul do Twitter, agora os internautas também terão que se despedir do passarinho amarelo do Koo. O anúncio de encerramento aparece assim que se tenta acessar a página da rede, com um texto falando um pouco sobre o projeto e a despedida.

Koo

“É com muito pesar que informamos que Koo não estará mais operacional. Interromperemos as operações em 3 de julho de 2024.” revela o texto. Os fundadores explicam que tiveram a ideia do Koo com um objetivo de “unir as pessoas com base em sua língua nativa”. Ou seja, era um local em que as pessoas poderiam falar outros idiomas além de apenas o inglês.

“Queríamos ajudar esses usuários a se conectarem e trocarem ideias entre si de uma forma mais significativa.”

Eles também destacam que o Koo por um período foi o único e verdadeiro rival do Twiiter, recebendo o amor de muitos usuários, criadores e personalidades eminentes. Aqui no Brasil o sucesso foi grande principalmente por causa da popularidade do nome.

“Ele obteve mais de 60 milhões de downloads, mais de 8.000 contas VIP, centenas de contas de editores e milhões de horas foram gastas por todos consumindo conteúdo e gastando tempo nele.”

Em seguida eles falam um pouco sobre as dificuldades em se manter a rede, e que mesmo tristes de tirá-la dos usuários fieis, foi uma escolha bem pensada. “Infelizmente, administrar uma empresa de mídia social envolve gastos pesados ​​por alguns anos antes que ela se torne lucrativa. Nós também precisávamos de mais tempo para chegar lá. Temos procurado arrecadar fundos nos últimos 2 anos, mas o mercado de financiamento azedou, não apenas para Koo, mas para milhares de startups por aí. Tornando muito difícil continuar executando as operações.”

Koo realmente bateu de frente com o Twitter

O Koo ganhou bastante destaque e se tornou uma rival direta do Twitter entre o final de 2022 e o começo de 2023, mais ou menos na época em que a empresa foi comprada por Elon Musk e suas mudanças começaram a surgir. Como muitas pessoas não gostaram muito delas, procuravam um substituto.

O Koo foi encontrado por muitas dessas pessoas, e em novembro de 2022 conseguiu atingir a marca de 1 milhão de downloads em apenas 2 dias aqui no Brasil. O sucesso por aqui foi tão grande que a plataforma até lançou um programa de recompensas. Além de ser uma opção ao Twitter, grande parte do sucesso do Koo por aqui foi o seu nome, e vários brasileiros aproveitaram a chance para fazer suas contas e soltar suas piadas de duplo sentido, até mesmo alguns famosos.

Mas as piadas se esgotam, e foi exatamente o que aconteceu. Assim como todo hype de internet, logo ela acabou perdendo forças. A plataforma foi perdendo usuários e visualizações e logo no começo de 2023 ele já começou a cair do gráfico de popularidade. Agora temos apenas os memes da época.

E você? Ainda estava usando o Koo?

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X